Por: João Marcos | 3 anos atrás

Fenômeno sentido em vários bairros do município na madrugada de segunda-feira foi detectado pelo Observatório Sismológico da UnB em Brasília

unnamed

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina um tremor de terra com intensidade de 3,5 na escala Richter foi sentido na madrugada de segunda-feira por vários moradores de Jaraguá do Sul em bairros como Vila Lalau, João Pessoa, Três Rios do Norte e Amizade, entre outros locais.

No final da tarde desta segunda-feira, a Secretaria Municipal da Defesa Civil (Sedef) recebeu do Governo do Estado um relatório do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília que confirmou o fato, bem como sua intensidade. “O epicentro do tremor ocorreu a 18 quilômetros de Joinville, na região próxima na divisa com Schroeder entre as localidades dae Rio do Julho e Santa Luzia”, apontou a geóloga da Sedef, Fernanda Marques Ramos.

Técnicos da Defesa Civil do Estado devem vistoriar os locais onde o tremor foi sentido. No entanto, a Sedef tranquiliza as pessoas que ficaram preocupadas com o episódio de segunda-feira. “Pelas características do terreno em, dificilmente um abalo sísmico ultrapassará 3.5 na escala Richter, o que não causa dano algum”, argumentou a geóloga da Sedef.

Já equipes da Defesa Civil jaraguaense estiveram nos locais onde o tremor foi sentido e também não constataram danos estruturais nos imóveis visitados.

Fonte: MarceloProchnow – secretário da Defesa Civil de Jaraguá do Sul.