Por: Ariston Sal Junior | 08/07/2014
Foto We Art

Foto We Art

Existe, sim, uma conspiração instalada para que acreditemos que Jaraguá do Sul é uma cidade pequena, com pouco mais 150 mil habitantes. Mas, isso não é verdade. O IBGE vem nos iludindo, reduzindo-nos a meros 150 mil.

A verdade é que somos uma população muito maior que isso. Arrisco a dizer que chegamos próximo aos um milhão de habitantes. Analise comigo: tem jaraguaense em todo lugar! Teve uma criança de Jaraguá do Sul entrando com jogador na Copa, e quase tivemos um jogador da cidade disputando o mundial que, aliás, joga na Europa!

Tivemos atletas da cidade também nas Olimpíadas, e em outros esportes de destaque nacional. Fomos campeões no futebol de salão e no futebol americano. No futebol americano! Ganhando do Flamengo. Isso não é coisa de cidade de 150 mil, concorda? Isso que nós não temos muito dessa cultura de esportes, né? Como dizem, jaraguaense gosta mesmo é de trabalhar, certo?

Aliás, aqui tem empresa global! Tem empresa melhor do Brasil nisso, melhor da América Latina naquilo e, por aí vai… ai ai, 150 mil, me faça rir.

Uma terrinha de 150 mil iria tirar o UFC dessas cidades grandes? Trazer disputa de vôlei masculino Brasil contra a ITÁLIA – clássico do vôlei – pra cá?

Ia produzir o maior Festival-escola de Música não competitivo do país? Ia ter uma das mais expressivas feiras de livro do sul do país? Ia ter escritor ganhando prêmio nacional?

Digo uma coisa, meus amigos, se Jaraguá do Sul tem, de fato, 150 mil habitantes, cada um de nós vale por 10. Por que jaraguaense sabe fazer uma cidade verdadeiramente gigante.