Por: João Marcos | 6 anos atrás

Cerca de 25 homens e seis viaturas da Defesa Civil e dos Bombeiros de Voluntários de Jaraguá do Sul foram mobilizados para atender as 43 ocorrências registradas em 14 bairros do município durante o forte temporal que atingiu o município no final da tarde deste domingo. Os mais atingidos foram o Ana Paula, Tifa Martins, Chico de Paulo, Jaraguá 99, Santa Luzia e Três Rios do Norte. “A maior parte das chamadas eram relacionadas a alagamentos, destelhamentos, queda de árvores e barreira, além de alagamento, mas graças a Deus, sem feridos”, explicou o diretor da Secretaria municipal da Defesa Civil, Maicon Leandro da Costa.

Em toda cidade, sete famílias ficaram desalojadas sendo que duas delas que moravam nos bairros Barra do Rio Cerro (comunidade Ouro Verde) e na Tifa Martins, precisam ser retiradas às pressas devido iminência de deslizamentos. Ainda na Tifa Martins o temporal causou danos à Escola Municipal Maria Nilda Salai como destelhamento da quadra de esporte e queda de muro. Devido a isso, as aulas no local foram suspensas nesta segunda-feira. Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas (Cemaden) a precipitação acumulada registrada na na estação da Barra do Rio Cerro (Wunderground) é de 53,1 mm (mílimetros), chuva concentrada entre às 16 e 19 horas do dia de ontem. Nas últimas 48 horas a mesma estação totalizou 94,8 mm. A previsão meteorológica indica possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite.

Com base nestes dados, a Defesa Civil mantém o alerta de risco moderado para as próximas 12 horas no município de Jaraguá do Sul. Dados do Cemaden indicam atenção especial ás localidades como Ana Paula, Tifa Martins, Jaraguá 99, Três Rios do Norte entre outras áreas de risco mapeadas.

Defesa Civil