Por: João Marcos | 3 anos atrás

Ela é considerada a câmera do momento, e não por menos, ela é realmente fantástica. Mas poucos sabem, por exemplo, que é possível remover essa distorção (olho de peixe), entre outras coisas.

Pensando nisso, baseado num artigo lá do TechTudo, separei algumas curiosidades sobre a GoPro que pouca gente conhece. Óae:

1 – Ela tem um modo “manual”

Para aqueles que preferem ajustar as configurações da câmera de maneira personalizada, a boa notícia é que a GoPro possui um modo “manual”. É o Protune, um recurso disponível nos modelos mais recentes da câmera e que permite alterar manualmente o ISO, cor, nitidez, resolução, balanço de branco e exposição.

62159510151251593211919319575797o

Para utilizar esse modo da câmera é muito simples e os ajustes podem ser feitos tanto na tela da própria GoPro quanto pelo aplicativo GoPro App.

2- É possível criar light painting

“Pintar com a luz”, na tradução literal para o português, light painting consiste em uma técnica de iluminação fotográfica que movimenta a luz para criar desenhos, palavras ou brincar com luzes abstratas. A técnica consiste em movimentar uma fonte de luz em um ambiente totalmente escuro ou com pouca iluminação.

Light_Painting_2_-_Booyeembara_Park

Para dar certo, é preciso que a câmera seja programada para uma longa exposição e seja usado um tripé para apoiá-la, ou colocá-la em alguma superfície firme. Também é possível criar esse efeito com a GoPro, basta ajustar as configurações da câmera para proporcionar as condições necessárias para criar a imagem, como ISO e exposição.

3- E vídeos em 3D também

Já não bastava os vídeos incríveis em esportes radicais, a GoPro também é capaz de criar registros em 3D. Isso, na verdade, não acontece com uma, mas com duas câmeras do modelo, que são colocadas juntas numa case especial para a função, a Dual Hero System, que pode ser usada com modelos HERO 3+.

Case combina duas GoPro para dar efeito 3D nas filmagens

Case combina duas GoPro para dar efeito 3D nas filmagens

Dentro da case, os modelos são interligados por um cabo especial que mantém as mesmas configurações e sincronia de gravação em ambas. Depois, para fazer a “mágica” acontecer, basta usar o software GoPro Studio para integrar as imagens e, então, criar o esperado efeito tridimensional. O kit ainda vem com óculos 3D e porta USB Mini.

4- Você pode reduzir/remover o efeito ‘olho de peixe’

gopro-studio-remove_4

Marque “Remove Fish Eye” para eliminar esse feito da imagem selecionada

A GoPro ficou conhecida por sua lente grande angular de 170º que produz o famoso efeito olho de peixe. Porém, há quem prefira as fotos sem a distorção causada por essa característica, e poucos sabem que é possível reduzir e até mesmo remover isso na GoPro. Para reduzir, basta alterar as configurações da câmera, e conseguirá também ângulos de 127º ou 90º.

Já para remover completamente a distorção causada pelo olho de peixe, será necessário usar o GoPro Studio. Depois que a sua imagem for registrada com a lente normal, vá até o software e procure pela opção de eliminar o efeito. Preparamos um tutorial para ensinar como fazer, tanto reduzir quanto remover.

5- É comum usar saliva/hipoglós para evitar gotículas

Sabe quando aquelas fotos tiradas na água saem embaçadas ou com gotículas na tela que atrapalham (e muito) o resultado das imagens? Pois então, para evitar o embaçamento, a técnica é colocar as pastilhas com esse propósito, mas isso não evita o acúmulo de água na tela. Isso pode ser feito de forma bem mais simples.

gopro-agua

Você pode usar uma fina camada de hipoglós na tela ou até mesmo a sua saliva. Basta lamber a lente da câmera e depois passar água nela. A saliva ajuda a evitar que a água se acumule na lente e crie gotículas. Para conferir essa e outras dicas, confira nosso tutorial.

6 – A case atrapalha o áudio

Geralmente, usamos a case à prova d’água da GoPro mesmo quando não vamos tirar fotos que envolvam água. Afinal, além de ser mais prático por não ter que ficar trocando o tempo todo e proteger mais a câmera, só com a case é possível encaixar um “pau de selfie”, por exemplo. Porém, você sabia que ela atrapalha o som dos vídeos?

dsc_00331_copy

A qualidade de áudio das gravações é prejudicada porque a case tampa uma da saídas de som, e a única maneira de resolver esse problema é, de fato, usando a câmera fora da caixa. Se você for fazer um vídeo que não precise necessariamente estar com a case, grave fora dela e verá que o áudio terá muito mais qualidade.

Até porque, essa última aí é bem óbvia, né? Haha.