Por: Sistema Por Acaso | 3 anos atrás

Casa Rux

16763445

Construída em 1915 por Augusto Rux, bisavô do atual proprietário, Edivino Rux, a casa enxaimel de tijolos aparentes substituiu a primeira residência, de madeira, que permaneceu ao lado da nova edificação, interligada a esta por uma espécie de passarela de madeira coberta por um singelo telhado de duas águas. A antiga casa passou a ser usada como rancho.

Localizada no distrito de Rio da Luz, em Jaraguá do Sul, faz parte dos Roteiros Nacionais da Imigração. A Casa Rux é tombada em nível estadual desde 2000 e em nível estadual desde 2007.

O conjunto de edificações é composto pela casa enxaimel e mais cinco ranchos de madeira (sendo um a antiga casa), todos com volumetria e elementos construtivos importantes.

A planta baixa apresenta divisão clássica dos cômodos – com varanda, sala e quarto frontais e cozinha na porção posterior. Aos fundos, um anexo com banheiro e lavanderia foi acrescido recentemente, suprindo as necessidades de adaptação da casa.

Salão Barg

salaobarg

Trata-se da associação Recreativa e Cultural Rio da Luz “Salão Barg”, que conta com mais de 120 famílias como sócias. Ali nasceu a ideia de uma festa de atiradores para preservar a tradição do tiro trazida pelos imigrantes. Era a semente da Schützenfest. A associação foi criada em agosto de 1915 com o nome de Tiro Nacional Rio da Luz. As primeiras atividades tiveram início no salão dos Irmãos Mathias, em Rio da Luz I, e depois no Salão Voigt. O prédio atual da associação foi construído em 1949, em terreno doado pelo industrial Wolfgang Weege. O nome Salão Barg deveu-se ao fato de o prédio ser vizinho de um funcionário da Firma Weege, da família Barg, que conta ainda hoje com vários representantes na localidade.