Por: Gabrielle Figueiredo | 2 anos atrás

Beber um bom vinho pode ser um momento de lazer, relaxamento ou celebração. Porém, para os clientes Empório e Bistrô Richter, localizado em Jaraguá do Sul, esse ato também pode ser considerado sinônimo de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

É que o estabelecimento resolveu apostar na energia renovável dando um sabor todo especial aos produtos comercializados na casa. Isso porque, o empreendimento funciona, literalmente, à base de energia solar.

​Foto: Divulgação WEG​

​Foto: Divulgação WEG​

O processo ocorre da seguinte forma: equipamentos de última geração captam a energia gerada gratuitamente pelo sol e convertem na energia elétrica necessária para manter o empório em funcionamento.

Assim, toda a energia utilizada para manter a temperatura estabilizada na requintada adega e demais equipamentos do espaço é produzida pelo próprio bistrô. Já o excedente volta para a rede, gerando créditos para a unidade consumidora.

Segundo Anne Caroline Richter, proprietária do Empório e Bistrô Richter, a iniciativa vale o investimento, principalmente, quando o assunto é a conservação do planeta. “Cada pessoa tem responsabilidade em relação ao futuro e deve fazer a sua parte”, destaca.

A instalação foi feita com equipamentos WEG e o retorno financeiro é estimado em seis anos, para um sistema que possui uma vida útil superior a 20 anos. No telhado do estabelecimento, foram instalados 58 módulos fotovoltaicos de silício poli cristalino e 245 Wp, os quais convertem energia luminosa em energia elétrica, porém, em corrente contínua. Um inversor fotovoltaico trifásico de 15 kVA faz a conversão para corrente alternada, além da sincronização e paralelismo com a rede elétrica.

A geração fotovoltaica para consumo próprio é uma referência em sustentabilidade por ser uma fonte limpa, renovável e inesgotável. Esse tipo de energia não polui e reduz o impacto ambiental ao planeta, já que evitando o uso das termoelétricas, tem-se uma redução na emissão CO2 e outros gases que agravam o efeito estufa e a poluição atmosférica. A WEG é a única fabricante nacional de inversores solares.

Fonte: Entrelinhas Assessoria em Comunicação