Por: Ricardo Daniel Treis | 7 anos atrás

O coordenador do curso de Sistema de Informação e Análise do Centro Universitário Católica de SC, Maurício Henning, apresentou na tarde desta terça-feira (3), na Sala de Reuniões da Prefeitura, um sistema de coleta de dados através de sensores capaz de realizar medições de precipitação de chuvas, nível dos rios e deslocamento de terra. O projeto, elaborado pela coordenação de ensino da instituição, prevê transmissões de dados via rádios sem fio com armazenagem num banco de dados que estaria à disposição de órgãos ligados à administração municipal, como Defesa Civil, Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) e Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura.

Henning disse que o custo de implantação do sistema é de aproximadamente R$ 50 mil, incluindo dez sensores pluviométricos, dez sensores para controle do nível de rios, cinco sensores para medição de umidade de solo e 25 rádios transmissores. “Num primeiro momento, esses sensores seriam importados da Universidade de Zaragoza, na Espanha. Mais tarde, pretendemos, juntamente com professores e estudantes, desenvolvermos nossos próprios equipamentos. O objetivo é gerar um banco de dados com informações coletadas e propor um modelo matemático de alerta de enchentes, explica o coordenador. Segundo descrição do projeto, “além de desenvolver e incentivar a promoção da tecnologia local, o sistema gera o controle centralizado das informações enviadas pelos sensores e parâmetros climatológicos, capazes de criar um sistema de alerta em Jaraguá do Sul”.


A intenção é instalar tudo até setembro para começar a traçar os padrões na estação das chuvas. 

Dessa, tenho duas observações:
– Não basta a boa idéia e a partida do pessoal da Católica para a implantação, ainda há a intenção de desenvolver a tecnologia regionalmente. Fantástico;

– Que os dados não fiquem circulando apenas entre órgãos de interesse, a utilidade das medições seria potencializada ainda mais com a criação de um canal onde o cidadão comum possa fazer consulta. Algo como um site para a previsão do tempo exclusiva de Jaraguá do Sul.

Parabéns à equipe de Sistema de Informação e Análise da Católica, eis aí uma grande iniciativa pró Jaraguá.

Notícia via Altamir Ricardo.