Por: André Marques | 4 anos atrás

O Teatro lambe-lambe, também conhecido como teatro de miniaturas, é uma linguagem dentro do teatro de formas animadas, que ocupa um espaço cênico mínimo formado por um palco em miniatura confinado em uma caixa de dimensões reduzidas. Nesse espaço são apresentadas peças teatrais de curtíssima duração através da manipulação de formas animadas.

BaúsDoTesouro (1)

Trata-se de uma caixa-teatro individual, configurada para atender um espectador por vez – por um dos lados o manipulador encena o espetáculo e pelo outro o espectador espia com uma estrutura técnica em miniatura, independente e itinerante. As caixas têm em média 60 cm x 40 cm, podendo variar conforme a proposta de encenação. No interior da caixa acontecem espetáculos que podem durar de 1 a 5 minutos, com ou sem palavra articulada.

Banheiro_Daniel Protzner (3)

Geralmente os espetáculos são ambientados por uma sonoplastia. As caixas são totalmente isoladas de luz e sons externos, pois ambos (manipulador e espectador) possuem a cabeça coberta por um pano e os ouvidos protegidos com fones auriculares que transmitem a sonoplastia do espetáculo. De origem brasileira, o lambe-lambe surge na Bahia por Denise Lima e Ismine Santos.

Créditos Jô Fornari

Tem apresentação em Jaraguá do Sul!

Para comemorar a data, diversos lambe-lambeiros estarão se organizando durante todo o mês de setembro por todo o mundo, com apresentações que fazem alusão à data.  Em 2014 acontece então o 2º Festejo Mundial em Rede e Jaraguá do Sul participará do evento com apresentações de teatro lambe-lambe com os artistas da cidade. Aqui na cidade, as apresentações de comemoração serão neste domingo, dia 28 de setembro, às 16 horas na Praça Ângelo Piazera, em frente ao Museu.

Papo de Bar Crédito Aline Dini

Neste domingo, se apresentam a Cia. Artística Avenida Lamparina, a Cia. Alma Livre e outros independentes artistas como Sônia Pillon e Sassá Andrade. As apresentações serão gratuitas.