Por: Max Pires | 7 anos atrás

Tablets serão usados como material didático em aulas de instituição de ensino de Santa Catarina

A tecnologia dos tablets está chegando, aos poucos, às salas de aula. Em Santa Catarina, um projeto-piloto do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina (Senai) deve implantar, ainda no primeiro semestre de 2011, iPads e Galaxy Tabs como ferramentas pedagógicas em uma turma da cidade de Tubarão, no Sul do Estado. Os alunos poderão acessar apostilas interativas feitas especialmente para o equipamento, com recursos de interatividade e realidade aumentada.

A realidade aumentada mistura imagens reais e digitais, permitindo que os estudantes interajam com objetos tridimensionais mostrados na tela do gadget. Os tablets também terão materiais didáticos desenvolvidos especialmente para os tablets, em que os alunos poderão assistir a vídeos, ver slides, fazer exercícios com correção instantânea, ter acesso a dicionários e outros conteúdos.

Além da turma de Tubarão, alunos de cursos técnicos e de aprendizagem da instituição que já tiverem o equipamento de uso pessoal poderão também ter acesso aos arquivos eletrônicos das apostilas já adaptadas à nova tecnologia. Junto a este projeto-piloto, o Senai tem desenvolvido ainda material didático eletrônico sob encomenda para cursos oferecidos por empresas.

Faculdade também usará tablet

No início do ano, a Faculdade Estácio de Sá anunciou que os alunos matriculados no curso de Direito nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo receberão tablets gratuitos no segundo semestre de 2011. O equipamento dará acesso a uma biblioteca essencial com trechos de livros usados nas disciplinas, como parte do material didático oferecido pela instituição.

A Faculdade irá emprestar gratuitamente o equipamento durante o curso e, quando o aluno se formar, o gadget será doado a ele. Todos os estudantes deverão ter acesso ao benefício, o que significam 200 mil tablets, mas a instituição ainda não definiu quando isso ocorrerá.

Via ClickRBS.