Por: André Marques | 29/08/2014

Quero que alguém aí se atreva a dizer que nunca deu uma daquelas ‘aliviadas’ no mar em algum momento de urgência, onde também não havia nenhum banheiro por perto na praia. Mas não se preocupe, se você faz parte dessa galera, saiba que os cientistas estão do seu lado!

mar_morto

É isso mesmo, foi comprovado que fazer um xixizinho no mar é inofensivo. São as palavras da Sociedade Americana de Química (ACS).

Pra te dizer a verdade, não só não há problema algum em urinar no mar como isso pode trazer uma série de benefícios para a população que vive abaixo do mar, como ajudá-la a crescer. A ACS produziu uma pequena animação  a fim de explicar melhor esse processo todo, mas como o vídeo está em inglês, quem não entende o idioma é só continuar lendo que eu explico porque fazer o número 1 no mar não causa problema a ninguém, vem comigo:

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=eqR2bLsdhs4″]

A composição da urina e do mar é dominada pela água – obviamente -, com 95% de água na urina e 96.5% no mar. Tanto uma quanto o outro apresentam íons de sódio e cloreto, entretanto, no mar esses elementos estão presentes em uma concentração mais elevada, ou seja, é praticamente a mesma coisa!

Simplificando, praticamente tudo que você encontra na urina, encontra no mar também e um xixizinho de emergência não vai matar ninguém.

De acordo com o vídeo, o oceano apresenta um volume de 350 quintilhões de litros. Mesmo se toda a população do planeta resolver fazer xixi na água do mar, a quantidade de ureia liberada seria de mais ou menos 60 partes por trilhão, o que ainda é muito, mas muito pouco se comparada com o mar, em sua totalidade.

1

E além do mais, a ureia possui nitrogênio em abundância, e quando combinada com a água produz amônia, que por sua vez, alimenta a vida vegetal no oceano.

Viu, só benefícios! Mais uma coisa, não se preocupe com quantidade ou frequência, no vídeo também diz que todos os animais do mar também fazem xixi nele. Uma baleia, por exemplo, pode liberar quase 1000 litros de urina por dia, então não se preocupe se deixar escapar alguns ‘ml’…

0,,20694046-EX,00

Entendeu né? Se tiver vontade de urinar no mar (só urinar!), vai fundo! Agora, essa conversa toda não vale pra piscinas, beleza? A urina reage com o cloro usado para tratar água de piscinas e pode até causar problemas de coração e sistema nervoso, em casos mais graves.

via The Independent