Por: João Marcos | 5 anos atrás

Sabia que tinha um padrão nisso. Uma pesquisadora passou dias em elevadores, subindo e descendo os dois maiores prédios de escritórios em Adelaide, Austrália, pesquisando e entrevistando as pessoas que faziam uso do equipamento para entender a forma de como as pessoas se organizavam nas cabines. Dentre os padrões encontrados, alguns foram:

– Homens mais velhos tendem a ficar no fundo das cabines, enquanto os homens mais novos ficam no meio.

– As mulheres, independentemente da idade, tendem a ficar na frente, de costas para os homens todos, e voltadas para as portas.

– Homens geralmente olham para os espelhos nas laterais e nas portas do elevador para poder observar outros usuários e/ou si mesmos.

– As mulheres não: elas preferem olhar para TVs e evitar contato visual com outros (a menos que estivessem conversando com alguém). E elas só observavam outros passageiros por meio dos espelhos quando estavam com outras mulheres.

A pesquisa completa você encontra clicando aqui, quanto aos resultados obtidos a pesquisadora Rebekah disse que é necessária uma análise mais profunda e científica, mas acredita que essas atitudes e disposições talvez tenham a ver com relações de poder. Os homens que se reuniram na parte de trás, com uma melhor visão de seus companheiros, eram bem mais velhos, e muitos deles não estavam preocupados em “serem pegos” olhando para outros pelo espelho. Assim, poder observar livremente outros pode sugerir uma sensação de privilégio. Os homens mais jovens, supostamente menos “poderosos” pareciam evitar aquele espaço, preferindo um meio termo.

Há também outra leitura dos resultados: segundo ela, pode ser que a escolha do lugar tenha a ver com timidez. Pessoas ousadas escolheriam a parte de trás (o que não exclui a influência do poder de que a pessoa dispõe), enquanto os mais tímidos prefeririam a frente. Mas isso implicaria na suposição de que as mulheres australianas seriam mais tímidas do que os homens, o que é meio arriscado de se afirmar.

Já no meu “ponto de vista científico”, de forma geral o elevador divide-se em: taradões no fundo, peidorreiros no meio e exibidas na frente HUAEHUAHUEA