Por: André Marques | 29/07/2014

Eu imagino que em algum momento de sua vida você já tenha visto um camaleão, certo? Seja em carne e osso ou pela televisão, esses répteis são conhecidos pelo seu mecanismo eficaz de camuflagem, usado tanto para fugir de predadores quanto para caçar. Agora, imagine um sorvete da mesma forma. É isso mesmo.

Não, o sorvete não vai mudar de cor enquanto torce para que você não o note, morrendo de medo de levar umas mordidas. O que acontece é bem divertido, na verdade: A cada lambida que você dá, ele muda de cor.

O nome por trás da façanha é Manuel Linares, que juntou uma mistura de frutas com muitos conhecimentos em química para criar um sorvete que muda sua própria cor conforme a variação da temperatura e oxidação. De acordo com Manuel, isso pode acontecer com qualquer alimento, desde que ele seja preparado para essa situação. E voltando a falar dos camaleões, o nome do novo sorvete é quase como uma homenagem a eles: Xamaléon.

29104735927113

Originalmente o sorvete tem a coloração azul-clara, isso antes de ser servido. Momentos antes dos clientes começarem a tomá-lo, é adicionado um spray especial para que o show comece. Segundos depois, as cores do sorvete já estão completamente diferentes, algo parecido com um lilás forte, e também ficam mais vibrantes. Além de ser possível ver outras cores no sorvete.

Linares aguarda a aprovação de sua patente para poder começar a distribuir a receita do seu sorvete “camaleão” para diversos vendedores. O inventor do Xamaléon ainda informa que atualmente procura por um forma de disponibilizar outras opções para o sorvete, como reagir a luzes ultravioleta e outra que mude do branco para o rosa, mas dessa vez sem a ajuda de spray algum.

Particularmente, achei a ideia bem interessante e provaria um assim que tivesse a oportunidade. Mas e você, tomaria algum desses sorvetes?

via TecMundo