Por: João Marcos | 7 anos atrás

Bom galera, no próximo sábado, dia 17, é comemorado na Irlanda e em todas os países com aspiração irlandesa o St. Patrick’s Day (dia de São Patrício). Brilhante ideia dos irlandeses, que usam o feriado como data para aliviar a vontade de uma boa cerveja no período da quaresma, também foi a do pessoal do Sacra, que resolveu trazer um pouco dessa (boa) cultura para nós.

A festa terá decoração temática, cerveja verde, cartolas personalizadas, músicas irlandesas e até um Leprechaun distribuindo moedas de “ouro” pra moçada. Celebrando a ocasião, de hoje a sexta-feira publicaremos diariamente alguns fatos sobre St. Patrick’s, e também faremos sorteio de 1 Kit St. Patrick, que dá direito a acesso ao evento do Sacra e uma cartola irlandesa cheia de cervejas Heineken.

Quer participar? Basta deixar comentário no post. O resultado será apurado sexta-feira, às 14h.


St. Patrick’s Facts – Update 1

– St. Patrick faleceu no dia 17/03/1461. Ele é considerado o fundador da igreja católica na Irlanda. Após a sua morte a Irlanda decidiu lembrar a sua morte criando este dia festivo, o St. Patrick’s Day que com o tempo ganhou o mundo.

– A festa nem sempre foi sinônimo de cerveja. No começo era um dia de banquetes e almoços especiais dedicados a lembrança do padroeiro. Como a data está bem no meio da quaresma, St. Patrick’s Day se tornou uma data para aliviar o desejo por uma boa cerveja durante estes dias, saindo do perfil religioso e ganhando uma identidade ainda mais festiva.

St. Patrick’s Facts – Update 2

– St. Patrick era filho de uma rica família Romano-Bretã, aos dezesseis anos foi raptado por piratas Irlandeses e levado para a Irlanda como escravo. Quando estava em cativeiro ele alegou ter recebido mensagens de Deus em sonhos, orientando-o a fugir do seu cativeiro para o litoral, onde ele iria embarcar em um navio e retornar a Bretanha.

– No passado, o Saint Patrick’s Day era apenas uma celebração da cerveja, porém acabou se tornando um feriado público em 1903. Na Inglaterra o parlamento chegou a introduzir uma lei que proibia o fechamento dos pubs no dia da comemoração.

St. Patrick’s Facts – Update 3

– As pessoas vestem trajes verdes e pintam um trevo de 3 folhas na testa em homenagem a Saint Patrick. Quando ele retornou a Irlanda após o seqüestro, no ano de 432 ele se tornou bispo e usava um trevo de três folhas para explicar sobre a trindade: Pai, Filho e Espírito Santo aos pagãos celtas no século XVII. Além disso, a cor verde além de representar o trevo de 3 folhas, também representa a primavera Irlandesa (considerada a Ilha Verde).