Por: Ricardo Daniel Treis | 3 anos atrás

riocedros

Disponivel na rede Avaaz.org, a petição também encontra divulgação em grupo no Facebook intitulado SOS Rio dos Cedros. Lá consta a mensagem:

Foi criada uma petição online com o objetivo de reunir “assinaturas” para mostrar o quanto nos importamos com o Rio dos Cedros. Por favor, ajude assinando a petição e divulgando a causa.

O Rio dos Cedros já possui represas, já possui hidrelétricas e somente um pequeno trecho do rio ainda corre “livre” (somente o trecho que fica abaixo da casa de máquinas da usina já existente. A construção de mais uma PCH no rio, mesmo que a “fio d´agua” irá afetar muito a região, o meio ambiente e o que ainda resta do Rio dos Cedros.

Por favor, ajude!

Conheço pouco da causa e não tivemos acesso às autoridades responsáveis pela obra, porém as imagens associadas à denúncia são realmente de entristecer:
df8755ced552cb64eb68d73322b0c58f

Ainda no Avaaz encontra-se o seguinte texto:

As Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) causam um enorme impacto no meio ambiente pois secam os rios, destruindo um ecossistema do qual depende a vida de centenas de espécies.

Além de destruir a vida e as belezas naturais, a PCH de Rio dos Cedros também irá prejudicar o turismo na região, tendo em vista que este está intimamente ligado ao rio, por tratar-se predominantemente de pesca esportiva, canoagem, ecoturismo e esportes de aventura.

Inúmeras PCHs foram ou estão sendo implantadas em diversos rios da nossa Bela e Santa Catarina cujo o principal intuito é enriquecer as empresas privadas que são donas desses projetos.

Diga não à PCH de Rio dos Cedros e vamos juntos impedir que mais um belíssimo rio seja assassinado!

Clique aqui caso queira contribuir.