Por: | 8 anos atrás

 

sophia

Ao som da “Canção noturna do pescador”, música que faz parte do folclore chinês, a pequena Sophia Chan deu no sábado (15) pela manhã os primeiros acordes do Femusc – 6º Festival de Música de Santa Catarina que indicam o começo de mais uma maratona de concertos em Jaraguá do Sul.

Uma das convidadas especiais do festival, a violinista de 11anos que no dia 20 abrirá oficialmente o Femusc fez questão de conhecer o Centro Cultural da SCAR – Sociedade Cultura Artística, onde ocorrem as principais atividades da programação.

Sophia chegou na cidade na noite de sexta-feira (14) após três dias de viagem, partindo de Hong Kong, na China.

Violinista desde os 4 anos, ela se diz apaixonada pelo que faz. Estuda na Escola Internacional Chinesa e faz aulas de violino na Hong Kong Academy of Performing Arts. O desempenho chamou a atenção do diretor artístico Alex Klein em uma de suas turnês pelo país asiático, que rendeu o convite para que Sophia viesse ao Femusc.

Embora tenha talento de sobra a jovem musicista demonstra muita humildade e certeza do que quer. “Amo tocar violino. Caso seja bem sucedida pretendo dar continuidade a minha carreira. Quero estudar música em outros países para aperfeiçoar ainda mais meu trabalho”, comenta.

Gravação com a orquestra

Ansiosa para o dia das gravações Sophia acredita que a participação no Femusc é uma boa oportunidade para aprender com músicos consagrados no mundo todo. Ela sobe no palco do grande teatro do Centro Cultural durante os dias 17 e 19 de janeiro para gravar ao lado de 60 músicos liderados por Alex Klein.

O concerto apresentará obras como “Carinhoso”, de Pixinguinha, com arranjo de Cyro Pereira, e quatro canções populares chinesas: “A flor do jasmim”, “Pastoral”, “Primavera em Xin Jiang” e “Canção noturna do pescador”.

De acordo com a violinista participar do festival lhe rendeu uma oportunidade de fazer uma aproximação cultural entre Brasil e China. “A intenção é fazer as gravações aqui e depois divulgar na China o trabalho feito durante o Femusc”, conclui.

Ingressos a partir do dia 17

O Femusc será realizado de 20 de janeiro a 5 de fevereiro. As apresentações ocorrem no Centro Cultural e em locais alternativos na comunidade, com acesso livre para o público em toda a programação. Os ingressos para os concertos no Centro Cultural estarão disponíveis na SCAR, a partir desta segunda-feira, 17 de janeiro. Informações pelos telefones (47) 3373-8652 (secretaria do Femusc) e (47) 3275-2477 (secretaria do Centro Cultural) ou pelo e-mail festival@femusc.com.br.