Por: João Marcos | 28/01/2014

Ecografia ou, ultra-sonografia, é um recurso de produção de imagens que, como o nome sugere se formam através do envio de ondas sonoras até as estruturas físicas, que retornam ao equipamento e transforma estas em “pixels” para uma tela específica. Usando uma linguagem popular, a imagem que se forma é um “ECO” da onda sonora que emitida, “foi, bateu e voltou”.

Ultra-som antes e depois de um cavalo atleta lesionado.

Ultra-som antes e depois de um cavalo atleta lesionado.

PS: O  cavalo das imagens acima, compete com destaque no cenário nacional até os dias atuais. Confira um vídeo de apresentação do animal na sequência:

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=aMwXSx6MRJs” width=”640″ autohide=”1″]

Pitágoras, no século 6 A.C., já estudava a ciência física do som. Em 1880, desenvolveu-se técnicas de emissão de ondas sonoras com alta frequência. E em 1939, um russo chamado Sokolov iniciou o desenvolvimento de técnicas para produzir imagens para medicina e medicina veterinária usando a ecografia.

As ondas sonoras não podem ser ouvidas por nós humanos, mas os fetos de mamíferos ouvem a reverberação das ondas através do líquido placentário e os morcegos ouvem e muito bem a frequência ultra-sônica de ondas sonoras e aproveitam esta super audição para caçar (os carnívoros) e socializar.

A tecnologia é amplamente utilizada na medicina reprodutiva, onde podemos fazer acompanhamento de gestação e controle de atividade ovariana.

Ultrassonografia para acompanhamento de gestação de um cão da raça Spitz Alemão com um filhote da raça ao lado.

Ultrassonografia para acompanhamento de gestação de um cão da raça Spitz Alemão com um filhote da raça ao lado.

Já em Medicina Veterinária utilizamos a ultra-sonografia, principalmente, para diagnosticar lesões dos chamados tecidos moles, órgãos como fígado, intestinos, baço, coração, quando a radiologia não é suficiente. Também é usado para diagnóstico de problemas articulares onde são avaliados tendões e ligamentos (tecidos moles), e ossos – como no exemplo do cavalo que demos acima.

A SKY 4 PETS oferece mais este recurso para avançar em sua missão: Excelência em atendimento, diagnóstico e tratamento.

Sem título-1