Por: Gabrielle Figueiredo | 02/09/2015

A maioria de nós quer melhorias para nossa cidade, seja uma calçada, rua ou até um bairro. Mas isso não significa que quando um local não é da forma que gostaríamos, que não há nada a ser feito para mudar essa realidade. E é atrás de mudanças como essas que a comunidade de skatistas de Guaramirim e região, junto com o Rotaract do município, está em busca para o Skate Park, único local disponível para a prática do esporte na cidade.

Uma mobilização realizada pela Associação de Skate do Vale do Itapocu está fazendo com que a comunidade participe e apoie essa causa por meio de vídeos divulgados na internet.

videos

Conforme o presidente da Associação, José Luiz, a campanha quer reforçar a necessidade de melhorias no espaço, fundado há 16 anos, para que a comunidade volte a utilizar a pista com mais frequência. “Depois de alguns anos a pista parou de receber a manutenção e o local hoje não está apropriado”, ressalta.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Luiz conta que o Skate Park já abrigou diversas competições e até possuía uma escolinha pedagógica. Depois de uma reforma, que garantiu uma estrutura ideal, com banheiros e uma pista com boa qualidade, a manutenção não continuou ao longo dos anos.

Hoje, o local não possui iluminação adequada, conta com lixo acumulado, mau cheiro, esgoto ao céu aberto, entre outros problemas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Junto nessa causa, está o Rotaract de Guaramirim, um programa de jovens dentro do Rotary, que tem o intuito de realizar trabalhos voluntários para a comunidade. Além da reforma da pista de Skate, o Rotaract está buscando revitalizar todo o espaço, com a criação de uma praça pública.

O primeiro passo para a criação do ambiente foi na Câmara de Vereadores de Guaramirim, que aprovou o nome da praça como Praça Rotaract Vinícius Alexandre Kinas, em homenagem ao presidente da entidade, que faleceu em 2014, devido à um acidente.

Para viabilizar essa ideia, o Rotaract conta com a parceria de engenheiro e arquiteto para criar um projeto para o espaço, com base na planta baixa entregue pelo município de Guaramirim, que conta com algumas informações. A ideia é que o projeto esteja pronto até o dia 15 de outubro, para então ser encaminhado ao poder público e aí iniciar a busca por recursos. “Quanto mais parceiros nós tivermos, melhor será para o projeto”, destaca a vice-presidente do Rotaract, Kellyn Colpo.

Para acompanhar e apoiar a campanha, basta acessar a página no Facebook da Associação de Skate do Vale do Itapocu ou do Rotaract Guaramirim para obter mais informações.