Por: Cláudio Costa | 2 anos atrás

A Continental, empresa alemã conhecida por sua relação com o mercado automotivo, está anunciando uma nova etapa da revolução tecnológica para a iluminação das vias públicas. Durante o ITS World Congress, a companhia revelou o Street Lights Smart, sistema que, num futuro próximo, promete facilitar a visualização de todo tipo de usuário das ruas: pedestres, ciclistas e veículos.

Em um primeiro momento, a grande novidade do projeto será relacionada ao tipo de material luminoso adotado: o LED. Segundo a Continental, este tipo de tecnologia aplicado à estrutura das vias públicas pode gerar uma economia de energia de até 33% na comparação com lâmpadas halógenas, além de reduzir os custos gerais com manutenção.

Mas o ponto mais relevante do Street Lights Smart virá num segundo momento. Alfred Waldhaeusl, coordenador do projeto, explicou que a introdução de componentes eletrônicos, como um módulo de controle com sensores, permitirá que todo tipo de informação seja compartilhada por meio de nuvens. Isso permitirá, por exemplo, que sejam facilmente identificadas vagas de estacionamento que estão disponíveis e aquelas que estão ocupadas.

com 2

Além disso, também será possível ajustar a emissão de luz de acordo com o tipo de “objeto” que estiver trafegando pela via. Se um ciclista estiver transitando pela faixa exclusiva, o poste direcionará o facho para ele; se houver uma faixa de pedestres com uma pessoa fazendo a travessia, ela será destacada; o mesmo se aplicará a um carro que estiver percorrendo a faixa da direita, por exemplo.

Ainda sem prazo para se tornar realidade, o Street Lights Smart também poderá ter funcionalidades como a ativação de luzes pulsantes em caso de acidente na via, alteração de cor de acordo com a variação da luz ambiente (ou seja, com o horário do dia) e, até mesmo, transformar todos os postes em grandes estações de recarga, com cobrança individual por kWh consumido.

Fonte: Quatro Rodas