Por: Gabrielle Figueiredo | 2 anos atrás

A partir de janeiro os trabalhadores da indústria de Guaramirim poderão contar com uma unidade do Sesi (Serviço Social da Indústria) na cidade, devido a abertura de um prédio da entidade localizado na Rua 28 de Agosto, quase de fronte a Confeitaria Cantinho Doce.

Os serviços já iniciam com os atendimentos da farmácia, no dia 11, uma semana depois, no dia 18, começam as atividades na área da saúde e salas de aula, e no dia 25, a academia. A inauguração oficial está prevista para fevereiro.

O espaço contará com farmácia, clínica médica, clínica odontológica, saúde e segurança do trabalhador, academia e salas de aula.

Quatro consultórios vão atender a demanda por exames de teste auditivo, tratamento odontológico, consultas médicas e uma sala de telemedicina. Cerca de 20% das consultas e tratamentos dentários realizados no Sesi de Jaraguá do Sul vem de trabalhadores de Guaramirim.

Foto: João Marcos

Foto: João Marcos

Segundo Jefferson, o Sesi Guaramirim vai atender também Massaranduba, Schroeder, parte de Jaraguá do Sul e até São João do Itaperiú e Barra Velha. “Para muitos ficará mais fácil ser atendido em Guaramirim do que se deslocar até onde estamos localizados em Jaraguá do Sul”, diz.

Em Guaramirim, estão mapeadas 414 indústrias e atualmente o Sesi atende 47 delas. A meta é alcançar 100 em poucos meses. O foco será empresas de pequeno porte que terão acesso a toda a estrutura que a entidade da indústria disponibilizará.

O imóvel

O imóvel é alugado, mas toda a construção foi realizada conforme a demanda da entidade, inclusive em relação a prevenção de alagamentos. O sistema de drenagem e a potência de energia elétrica também foram adequados.

O Sesi investiu R$629 mil para equipar e mobiliar o espaço e a despesa corrente para manter a unidade gira em torno de R$1 milhão ao ano. Quando estiver em pleno funcionamento, a unidade vai empregar 24 funcionários.

Inscrições para cursos

As matrículas para os cursos de educação de jovens e adultos, que vão desde alfabetização até ensino médio, iniciam já no dia 11. A unidade também oferecerá cerca de 60 outros cursos, em áreas como comportamento pessoal, saúde e segurança do trabalhador e liderança, por exemplo. As matrículas para esses cursos terão início mais adiante.