Por: André Marques | 3 anos atrás

Teatro, artes visuais, música, dança e oficinas integram a 7ª edição da Aldeia Palco Giratório em Jaraguá do Sul, realizado pelo Sesc de 02 a 13 de setembro, com ampla programação cultural gratuita. Realizadas em 36 cidades em todo o país, as aldeias são mostras locais de arte e cultura visitadas por espetáculos que compõem a circulação nacional do Palco Giratório. O objetivo é promover e incentivar as manifestações artísticas das regiões e fazer um intercâmbio entre artistas e cultura, fomentando a troca de experiências.

Três grupos que circulam o Brasil no Palco Giratório se apresentam no Teatro do Sesc durante o evento. A Cia. Solas de Vento, de São Paulo, traz o espetáculo circense “Homens de Solas de Vento”, no dia 04/09, às 20h. Na peça, dois viajantes prestes a embarcar ficam retidos na aduana impossibilitados de seguir adiante. O Coletivo das Travestidas, do Ceará, apresenta o espetáculo “Uma Flor de Dama”, no dia 05/09, às 20h, que narra uma noite na vida de uma travesti.  No dia 09/09, às 20h, o grupo carioca Alfândega 88 encena o espetáculo “Labirinto”, idealizado e dirigido por Moacir Chaves, com textos do consagrado autor gaúcho José Joaquim de Campos Leão – Qorpo-Santo. Gênio visionário, o autor antevê em décadas questões formais que só encontrariam sua expressão máxima na dramaturgia, conhecida em meados do século 20, como o Teatro do Absurdo.

palco_banner

Espetáculos de outros projetos do Sesc também estão programação. “Menos Emergências”, da Mannufatura Produções, de São Paulo, em cartaz na Rede Sesc de Teatros, será apresentado no dia 06/09, às 19h. Com texto do dramaturgo inglês Martin Crimp, é composto pelas peças curtas “Um Céu Todinho Azul”, “Cara na Parede” e “Menos Emergências”. Em comum, todas trazem pessoas que contam histórias.  O espetáculo infantil “1, 2, 3 Alice” da Tespis Cia. de Teatro (Itajaí/SC), que circula no EmCenaCatarina, terá apresentação na Aldeia, no dia 12/09, às 20h. Livremente inspirado em “Alice no País das Maravilhas” e “Alice Através do Espelho” de Lewis Carroll, esta montagem explora a ludicidade para contar a aventura de Alice que mergulha em um mundo cheio de enigmas e fantasias.

A Aldeia Palco Giratório também traz o movimento funk à Jaraguá do Sul com uma programação especial voltada à “Batalha do Passinho”. No dia 10/09 haverá exibição do documentário inédito no Sul do país “A Batalha do Passinho”, seguido por bate-papo com a equipe, contando com a presença do diretor Emilio Domingos. O filme que ganhou elogios New York Times, retrata o fenômeno cultural ‘passinho’, ritmo dançante herdeiro direto do funk carioca que virou febre. Acompanha a vida dos dançarinos e as proporções que o fenômeno atingiu, que se expande para além dos bailes, favelas e DJs. No dia 11/09 o Sesc promoverá uma oficina aberta de passinho, às 14h, com os passistas Cebolinha e Yuri Mister Passista. No mesmo dia, às 19h, acontecerá a batalha entre o pessoal do Liss Studio de Dança (Cia local que trabalha com linguagem de dança de rua) versus o Passinho Carioca (RJ).

A programação acontece no Sesc em Jaraguá do Sul, no Terminal Urbano e na Praça Ângelo Piazera.  As inscrições para as oficinas estão abertas e podem ser realizadas na Central de Atendimentos do Sesc em Jaraguá do Sul e os ingressos para os espetáculos serão distribuídos uma hora antes do evento, no local da apresentação. A agenda completa pode ser consultada em www.palcogiratoriosc.com.br.

 Você pode conferir a programação completa das apresentações no Palco Giratório do Sesc na agenda de eventos do PorAcaso.

Mais informações:
Sesc em Jaraguá do Sul: Rua Jorge Czerniewicz, 633 / (47) 3275.7800