Por: Gabrielle Figueiredo | 1 ano atrás

Como de costume, o Epagri-Ciram divulga a previsão do tempo para o trimestre, e recentemente lançou para os meses de julho, agosto e setembro. Confira:

Temperatura

No trimestre, a previsão é de temperatura próxima a abaixo da média climática, em SC. Neste ano, as massas de frio de origem polar devem chegar mais intensas e com frequência ao Sul do Brasil, favorecendo a condição de geada ampla no Estado e por vezes neve especialmente na serra.

Chuva

Com relação à chuva, a previsão é de chuva próxima a acima da média para Santa Catarina, sendo os valores acima da média mais prováveis de ocorrer nos meses de agosto e setembro.

Julho deve ter períodos mais prolongados sem chuva, no entanto poucos episódios de chuva podem alcançar o total esperado para o mês.

Climatologia (o que se espera para época do ano):

Em cada mês do trimestre, os valores esperados de chuva variam de 115 a 180mm nas regiões Oeste e Meio Oeste, e de 80 a 130mm do Planalto ao Litoral, sendo o Litoral a região que menos chove nesta época do ano.

A chuva é preferencialmente causada pela influência de frentes frias, do jato subtropical (ventos fortes em altos níveis da atmosfera) e dos vórtices.

Também é a época de formação e deslocamento dos ciclones extratropicais no litoral Sul do Brasil, que trazem perigo para a navegação e a pesca em embarcações de pequeno e médio porte, devido aos ventos fortes e ao mar agitado, muitas vezes resultando em ressaca.

Outra caraterística do inverno é o nevoeiro associado à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

A Temperatura da Superfície do Mar

Ao contrário do quem vem sendo observado desde 2015, nos meses de maio e junho de 2016 o fenômeno El Niño entrou em declínio, a água começou a esfriar, apresentando anomalias negativas de TSM (Temperatura da Superfície do Mar) de – 0,5 a – 1,5°C numa faixa estreita do Pacífico Equatorial, embora as regiões tropicais do Pacífico, tanto norte quanto sul, ainda mostrem anomalias positivas de temperatura.

Durante o inverno, a tendência é de neutralidade no Oceano Pacífico Equatorial, com chance de 70% de configuração de La Niña na primavera. Se confirmar o fenômeno, há possibilidade de frio tardio no início da primavera.

Confira a previsão para a semana em Jaraguá do Sul:

A semana deve começar instável em Santa Catarina. No Norte e Vale do Itajaí, fora os nevoeiros, a segunda-feira, dia 11, será de sol e nuvens.

Em Jaraguá do Sul, a temperatura máxima deve chegar a 26ºC, segundo o Epagri-Ciram. Haverá muitas nuvens, mas a previsão é de um dia sem chuva.

Na terça-feira, as nuvens devem predominar, mas a temperatura deve ser próxima aos 25°C. A previsão é de chuva, pelo menos à tarde.

cptec 11-07

Fontes: Epagri-Ciram e G1