Por: João Marcos | 7 anos atrás

A Secretaria da Saúde e da Educação promovem na semana que vem uma ação de prevenção à obesidade na infância e na adolescência. O tema é proposto pelo governo federal, que instituiu a semana de 5 a 9 de março como Semana Nacional de Mobilização Saúde na Escola, sendo que neste ano o tema é a obesidade infantil. Em Jaraguá do Sul as escolas Vítor Meirelles e Ribeirão Cavalo serão as primeiras a receber a visita de equipes da Educação e da Saúde, membros do Programa Saúde na Escola (PSE), que vão medir e pesar as crianças e darão orientações sobre alimentação saudável.

Na terça-feira (7), a partir das 10 horas, a nutricionista da Secretaria da Educação, Ionara Camargo, fala às crianças do 5º ano da Escola Vítor Meirelles (Três Rios do Norte) sobre alimentação saudável; e a partir das 13h30 o tema é debatido na Escola Ribeirão Cavalo (Ribeirão Cavalo) entre os alunos do 5º ao 7º ano.

Na quarta-feira (8), a partir das 8 horas, os agentes comunitários do posto de saúde de Nereu Ramos, juntamente com uma equipe do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), vão até a Escola Ribeirão Cavalo pesar e medir as crianças e adolescentes. À tarde haverá palestra para as mães dos alunos sobre a importância da realização do preventivo de colo de útero. Os alunos do 8º e 9º ano receberão orientação sobre sexualidade através do projeto Saúde e Prevenção na Escola (SPE). Na quinta-feira (9), a partir das 8 horas, serão pesados e medidos os alunos da Escola Vítor Meirelles e à tarde haverá debate sobre sexualidade entre as mães dos alunos. O principal objetivo da ação é prevenir a obesidade na infância e adolescência, índice que no Brasil já afeta 1/5 da população infantil, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Os outros temas que serão abordados como prevenção do câncer de colo de útero e sexualidade também fazem parte das ações de prevenção a doenças nas escolas.