A Rede Municipal de Educação de Jaraguá do Sul segue inovando com programas e ações que impulsionam, cada vez mais, a qualidade do ensino público. Exemplo disso são as aulas de Educação Física para alunos das turmas de Berçário e Maternal, que iniciaram este ano, com carga horária de 3 horas/aula semanais, por turno.
A Educação Física, neste segmento, tem foco na psicomotricidade com importante contribuição no desenvolvimento integral das crianças, pois envolve práticas que estimulam o corpo e a mente. As diferentes ações pedagógicas, por meio de atividades lúdicas, aplicadas no decurso das aulas de Educação Física contribuem para a aquisição das habilidades motoras, formação de vínculos afetivos, compreensão dos próprios limites e fortalecimento da autoconfiança.
“Na Educação Infantil, a Educação Física desempenha um papel fundamental no percurso formativo da criança, contribuindo significativamente para habilidades que vão além do movimento”, explica a secretária de Educação, Iraci Muller.
Atividades que estimulam a psicomotricidade, como brincadeiras que desenvolvem a coordenação motora fina e ampla, preparam a criança para manipular objetos, por exemplo. Além disso, essas práticas promovem a percepção espacial, o controle postural e a concentração, competências essenciais que, futuramente, contribuirão no processo de alfabetização.
As aulas de Educação Física são planejadas e ministradas por professores formados na área, considerando os eixos norteadores da Educação Infantil (Interações e a Brincadeira), com ênfase no campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos”, para garantir o desenvolvimento, a segurança e o bem-estar dos bebês e das crianças bem pequenas.