Nativa de Jaraguá do Sul, a competidora de poker Camila Maiara Kons, mais conhecida apenas como Camila Kons, saiu da cidade e conquistou o mundo com suas habilidades no poker. Abaixo será possível conhecer um pouco mais sobre ela e o que faz essa jaraguaense ser tão especial.
Carreira vitoriosa que já dura mais de uma década
É fato que o poker está em ascensão no Brasil há cerca de trinta anos. A modalidade desembarcou aqui no início dos anos 1990 e desde então conquistou o coração dos brasileiros, incluindo diversas personalidades famosas.
A carreira profissional de Camila no esporte das cartas começou há cerca de uma década. A jovem estudante de engenharia química já disputava partidas ao vivo e na internet há algum tempo, quando em 2010 participou pela primeira vez de um campeonato oficial da modalidade.
O contato direto com uma competição de alto nível e a certeza de que poderia alçar grandes voos no esporte foi o choque necessário para que ela decidisse trancar a faculdade e passasse a se dedicar de forma integral ao mundo do poker online.
Esforço e trabalho duro começam a gerar grandes frutos
Camila assumiu os apelidos “|_CáKons_|”, “CamilaKons” e “Camila_Kons” e montou um plano de ação para se desenvolver o máximo possível no esporte. A atleta focou de forma integral no poker online e começou a jogar uma média de 50 a 60 torneios oficiais por dia.
Em pouco tempo, a rotina intensa da competidora começou a gerar frutos e ela chamou a atenção de gestores, que passaram a bancar suas inscrições, cuja média custa em torno de 50 dólares, em torneios ainda maiores em trocar de uma porcentagem dos seus ganhos constantes.
Cerca de um ano após começar sua jornada no esporte das cartas, segundo o site norte-americano Pocket Fives (conteúdo em inglês), Kons conseguiu alcançar a posição de 223ª melhor jogadora do mundo.
Muitos pontos altos e grandes vitórias na carreira
Sempre competitiva (Camila também joga tênis nas horas vagas), a competidora conta com uma lista extensa de grandes vitórias ao longo dos últimos anos e existem diversas delas merecem ser mencionadas.
Em 2016 Camila foi convidada a fazer parte da prestigiada Samba Poker Team. Com liderança do gigante Kelvin Kerber, a equipe é uma das mais bem-sucedidas do país e Camila rapidamente se tornou parte integral do seu sucesso.
Um dos grandes exemplos das contribuições inestimáveis de Camila para a Samba ocorreu já em 2016. Em abril desse ano, ela superou mais de 1.750 competidores no disputado “Bounty Builder $44” para conquistar um prêmio de pouco mais de 10 mil dólares.
Mesmo focando no poker online, dois anos depois a atleta alcançou uma das maiores honras do poker nacional ao vivo ao ser convidada para integrar a seleção de Santa Catarina no Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes (CBPE).
Essa edição de 2018 do CBPE contou com 20 equipes com os melhores competidores de todos os cantos do país. Na ocasião o time do Paraná foi campeão pela primeira vez e Santa Catarina conseguiu cravar uma respeitável décima segunda posição.
Em junho de 2020 Camila conquistou outro grande prêmio nas mesas online no “Evento #87 (US$ 11 NLH KO Progressivo)”. A vitória épica de Camila envolveu superar um field que contou com mais de 10.870 oponentes, além do renomado campeão brasileiro João Bauer.
Após eliminar o goiano Bauer em uma das etapas da competição, Kons ainda bateu o canadense “RIGGSYYYY” (segundo colocado) e o grego “Katsabra” (terceiro colocado) para levar para casa 9.349 dólares.
Além da jaraguaense, o único outro brasileiro que conseguiu chegar na mesa final e ficar entre os oito mais bem colocados na acirrada competição foi Lucas Grasser, que embolsou 1.461 dólares pelo feito.
Sem perspectiva de aposentadoria
Segundo o já mencionado Pocket Fives, atualmente Camila conta com uma média de 170 dólares por torneio e mais de 9,436 premiações, números que fazem com que ela ocupe a posição de melhor competidora de Jaraguá do Sul, décima oitava de Santa Catarina e 139ª do Brasil.
Considerando que o poker conta com mais de 10 milhões de jogadores apenas em território nacional, estar entre esses colocados é um feito digno de nota por qualquer ângulo que se observe.
Mesmo após dez anos no poker a atleta não demonstra qualquer sinal de que pretende parar e futuro promete ainda mais vitórias e boas colocações para a jaraguaense que já acumulou mais de 1,6 milhão de dólares no esporte das cartas.
Outros jaraguaenses também seguiram caminho no esporte das cartas
Camila Kons é a maior jogadora de Jaraguá do Sul – mas ela não é a única. A cidade conta com outros grandes nomes que merecem ser mencionadas e a perspectiva para os próximos anos é de que o número de jogadores aumenta ainda mais.
Além de Kons o principal nome do poker jaraguaense é o de Jorginho Hoenicke. Ex-jogador profissional da modalidade ao vivo, Hoenicke deixou a carreira de atleta para fundar a Associação Jaraguaense Texas Hold’em (AJTH).
Hoje, ele se dedica de forma integral a AJTH e é o principal responsável pela organização dos torneios da associação. Além das mesas semanais da organização e de torneios de todos os níveis, Hoenicke também já ajudou a organizar edições do prestigiado Torneio Catarinense de Texas Hold’em, evento que sempre reúne números expressivos de profissionais.
Outro nome jaraguaense que precisa ser mencionado quando se fala de poker é o de Emerson de Oliveira. O profissional foi introduzido ao mundo do poker através de Hoenicke e sempre é presença confirmada em diversos dos seus eventos.
O que mais chama atenção em relação a carreira de Oliveira é que além de jogador ele também é dealer, profissional responsável por dar as cartas e controlar o fluxo da mesa na modalidade ao vivo.
Futuro promete ainda mais nomes de poker saídos de Jaraguá do Sul
Jaraguá do Sul conta com personalidades inspiradoras em diversas áreas e a trajetória de Camila Kons é uma das maiores fontes de inspiração que já surgiram em todos os anos da cidade.
A carreira de vitórias e trabalho duro de Kons é uma das mais inspiradoras e aliada a popularização da internet, que permite que cada vez mais pessoas acessem o poker online através de seus smartphones e notebooks, o futuro de Jaraguá do Sul deve contar com ainda mais nomes nessa modalidade que não para de crescer.