Por: Gabriela Bubniak | 2 anos atrás

Você sabia que o controle de estabilidade é considerado por especialistas como a maior inovação em segurança automotiva depois do cinto de segurança? Ele age para evitar acidentes antes que os airbags de seu carro, por exemplo, precisem entrar em ação.

Popularmente chamado de ESC, sigla em inglês para controle eletrônico de estabilidade, ele é obrigatório na Europa e vai se tornar, para alguns veículos, obrigatório no Brasil. Já deu pra perceber que ele é importante, né? Entenda mais sobre ele:

Por que o ESC é tão seguro? Como funciona?

Ele impede que você perca o controle do carro em situações de risco, como curvas fechadas, desvios bruscos de rota e pisos escorregadios. Um levantamento realizado em 2006 pela NHTSA, órgão federal que regulamenta o setor de transportes norte-americano, aponta que 83% dos capotamentos foram evitados pelo dispositivo.

O controle de estabilidade é um hardware em que as informações dos sensores de rodas, direção e guinada são processados. Funciona como uma espécie de computador que lê essas informações e entra em ação de acordo com as especificidades do veículo.

Como eu sei se meu carro tem controle de estabilidade?

No carro vai existir um botão que serve para desligar seu controle de estabilidade. Vale ressaltar que não é recomendado desativá-lo. Outra maneira de identificá-lo é consultar o manual ou a ficha técnica do modelo, em que o item costuma ser representado como ESC, sigla para “controle eletrônico de estabilidade” em inglês.

esc-off

Existem outros nomes e siglas usados para identificar o controle de estabilidade, pois isso fica a critério da montadora. Pode ser chamado de VSA (Vehicle Stability Assist), como na Honda e ESP (Electronic Stability Program), como na Mercedes.

Entenda melhor:

Vamos supor que seu carro esteja passando por um cruzamento e, subitamente, outro carro aparece em sua trajetória e você precise desviar. Você vira o volante para a esquerda, mas não é suficiente para desviar do obstáculo. Sem o controle de estabilidade, o carro não vai obedecer e há risco de acidente.

O ESC impede isso, pois ele muda o caminho do carro freando uma roda para manter o rumo pretendido. E tudo isso automaticamente!

bosch-controle-estabilidade

Eu consigo comprar um ESC avulso e instalar no meu carro?

Não, pois ele depende de uma série de sensores que podem não estar presentes no seu carro. Ele não é um dispositivo universal que pode ser aplicado em qualquer modelo sem antes ser configurado pela montadora.

modulo-controle-estabilidade

No mercado nacional, o carro mais barato com controle de estabilidade é o Ford Ka hatch na versão 1.0 SEL, que tem preço sugerido de R$ 45.590.

Este ítem é obrigatório no Brasil?

Ainda não, mas o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) oficializou em dezembro de 2015 a exigência de controle de estabilidade em carros no Brasil. A partir de 2020 todos os modelos inéditos devem ter e a partir de 2022 para todos os veículos 0 km.

Fonte: Revista Autoesporte
Fotos: Chrysler e divulgação