Por: Max Pires | 8 anos atrás

Os secretários municipais Célio Bayer (Indústria, Comércio e Turismo) e Fedra Luciana Konell (Administração) apresentaram aos vereadores detalhes do programa Jaraguá Digital. A reunião aconteceu na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul na última quinta-feira (20) e teve como tema um panorama geral dos benefícios que o projeto da Prefeitura vai trazer para a administração, para o planejamento e para a economia de recursos públicos. “Estamos fazendo esta apresentação para que os vereadores tenham um conhecimento prévio do que queremos propor com essa iniciativa”, disse Bayer.

Segundo o diretor de Administração, Olivio Beltrão Júnior, as tecnologias implantadas pelo programa Jaraguá Digital vão unificar os cadastros feitos nas diversas secretarias da Prefeitura. “A pessoa terá somente um número para ser identificada. Isso vai funcionar como um CPF”, comparou Beltrão. “Essa ação vai ajudar no planejamento de ações, pois os dados da municipalidade vão ser mais confiáveis”, completou.

A apresentação mostrou questões técnicas e as novas políticas que serão implantadas com a ajuda das novas tecnologias instaladas. Uma empresa de telecomunicações de Itajaí vai ser responsável pelo gerenciamento e instalação dos equipamentos. Os equipamentos utilizados no programa serão alugados.

“Optamos pelo aluguel pela depreciação causada pelo uso dos equipamentos utilizados e pela defasagem que a tecnologia vai sofrer com o tempo. Há a questão da Prefeitura não dispor de pessoal capacitado para fazer o trabalho de gerenciamento destes equipamentos. Não podemos trazer tudo num caminhão e não ter pessoal habilitado para gerir toda essa tecnologia”, explicou.

As mudanças feitas pelo Jaraguá Digital vão servir para melhorar o sistema de transferência de dados da Prefeitura, hospedagem de sites e mudança na tecnologia usada na telefonia. Segundo os dados da apresentação, o novo sistema vai otimizar a internet banda larga usada pela municipalidade. O lançamento do programa será feito no dia 27 de maio, no auditório do Centro Empresarial de Jaraguá do Sul.

Projeto Caminhos do Saber

Foi anunciado também o projeto Caminhos do Saber. O programa vai dispor de um ônibus, doado pela empresa Canarinho, equipado com um laboratório de informática. O veículo vai percorrer os bairros de Jaraguá do Sul para levar a tecnologia à população das comunidades.

O laboratório móvel vai dispor de 20 computadores e seu espaço vai ser utilizado para promover cursos de informática para crianças e idosos e cursos de capacitação. O veículo, segundo o diretor de Planejamento, também vai ser usado na divulgação de programas e campanhas feitas pela Prefeitura.