Por: André Marques | 4 anos atrás

Você pode criar um hábito novo em 66 dias. Mas se você já gosta de alguma coisa que é boa pra você, não repita isso de modo que se torne um hábito. Isso porque você provavelmente vai perder a alegria em fazer aquilo. Ao menos é o que diz a pesquisadora de hábitos humanos Wendy Wood.

atividade fisica 5

Wood é uma professora de psicologia social na Universidade do Sul da Califórnia, estudou hábitos e seus impactos em pensamentos, emoções e ações. Ela afirma que é melhor manter os prazeres da vida longe de se tornarem hábitos:

Com a repetição, as tendências de ação se tornam mais fortes. Sentimentos, no entanto, ficam mais fracos com a repetição. Então, quanto mais sorvete você come, menos prazer terá comendo sorvete. Filósofos se referem a isso como a diferença entre os componentes “ativos” e “passivos” do hábito em si. Com a repetição as tendências para ação se fortalecem mas nosso sentimentos se habituam e portanto enfraquecem. A base é isso aí, se você gosta realmente de algo, não vai querer repetir isso dentro de uma rotina para que se torne um hábito. Você perde o prazer em experienciar aquilo.

exercicios-fisicos-2

Então o que você deveria procurar para tornar hábito? Wendy recomenda o foco nas necessidades, como por exemplo exercícios regulares, dietas saudáveis e claro, economizar dinheiro. Ela também diz que o melhor para sua vida é ligar esse tipo de necessidade com coisas maiores na sua vida. A pesquisa dela mostra que é mais fácil mudar hábitos quando você está passando por uma grande mudança na sua vida, como mudar de residência, casando ou começando em um novo emprego com uma nova rotina, por exemplo.

via Lifehacker