Por: Ariston Sal Junior | 09/05/2014
Reprodução/Tecnoblog

Reprodução/Tecnoblog

Já pensou em ter em mãos um dispositivo que indique os valores nutricionais de um queijo? Ou que é capaz de checar se há agrotóxicos em uma maçã? Ou que pode estimar a quantidade de álcool em sua cerveja? Pois o SCiO, um sensor molecular que entrou recentemente em campanha no Kickstarter, quer levar estas e várias outras informações para a tela do seu smartphone.

A expressão “sensor molecular” pode transmitir a ideia de algo complexo, mas usar o SCiO é uma tarefa bastante simples: essencialmente, basta aproximar o dispositivo do item a ser analisado, apertar um botão, aguardar as informações serem coletadas e analisadas para, enfim, visualizar os resultados no celular.

Mágica? Engenhosidade soa melhor. O que a Consumer Physics – empresa por trás do projeto – fez foi criar um espectrômetro infravermelho portátil (o sensor pesa 20 gramas e mede 73 x 25 x 16,5 mm), isto é, um pequeno dispositivo que permite a análise da composição de materiais de diversos tipos a partir da medição do espectro da luz incidente.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=sSiturTkrLw” autohide=”0″]