Por: Gabrielle Figueiredo | 3 anos atrás

Integrantes da Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI), da Comissão Central Organizadora (CCO) da 27ª Schützenfest e da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul participam, no sábado, dia 17, a partir das 10h, do tradicional Schützenbaum.

A concentração ocorrerá em frente à fundação, com desfile pela Avenida Getúlio Vargas, passando pelo calçadão, até a Praça Ângelo Piazera. O evento contará com a participação de grupos folclóricos, rainha e princesas, além do personagem Wilfried.

desfile xit100baun

Foto: Francisco Junkes/PMJS

Schützenbaum

O Schützenbaum, que representa o lançamento oficial do evento, tem origem nas festividades do Mainbaum, realizadas na Baviera, Alemanha, e significa árvore de maio. Nestas festas, o tronco de uma árvore é erguido e enfeitado com os símbolos das profissões, das religiões e emblemas políticos e culturais conhecidos na localidade. Esta festividade simboliza a esperança de uma primavera fecunda e uma boa época de verão.

As festividades do Mainbaum foram adaptadas para a região e integram o roteiro da Schützenfest, tendo como significado a “árvore dos atiradores”, que simboliza o desejo de que a Schützenfest seja motivo de alegria e confraternização.

Foto: Francisco Junkes/PMJS

Foto: Francisco Junkes/PMJS

O Schützenbaum oficial está instalado no Parque Municipal de Eventos, com as bandeiras do Brasil e Alemanha, da Fundação Cultural, da ACSTVI e das 15 sociedades de tiro promotoras da 27ª Schützenfest, além do brasão do município.

A Schützenfest, ou “Festa dos Atiradores”, ocorre de 12 a 22 de novembro, no Parque Municipal de Eventos, em Jaraguá do Sul.