Por: João Marcos | 23/02/2015

A forte chuva que atingiu o município de Schroeder na sexta-feira, dia 20, causou estragos na cidade. Segundo o diretor da Defesa Civil, Sérgio Rosnir Voigt, cerca de 30 famílias foram afetadas. No entanto, não houve nenhuma família desabrigada ou desalojada.

schoroeder

Ainda hoje, o município estará decretando Situação de Emergência com o objetivo de angariar recursos para a reconstrução de vias públicas, cabeceiras de pontes, tubulações, galerias, bocas de lobo e vias em geral.

De acordo com Voigt, ainda nesta semana, será feito o levantamento detalhado do número de afetados e do prejuízo total no município. “Depois de decretado Situação de Emergência temos até dez dias para realizar todo este levantamento. Choveu cerca de 116 milímetros em uma hora e meia. Foram muitos pontos de alagamentos em todos os bairros”, explica o diretor da Defesa Civil.

Voigt ressalta ainda que mesmo com o decreto de Situação de Emergência, os moradores não podem retirar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). “Hoje muitos moradores vieram nos perguntar se era possível sacar o benefício. Isso só ocorre quando há pessoas desalojadas ou desabrigadas e quando é decretado Calamidade Pública. O que não é o caso”, finaliza.