Por: Max Pires | 7 anos atrás

Conduzido pela professora Salimi Mehanna, o curso de dança do ventre é uma opção para quem deseja aprender essa modalidade. As aulas acontecem uma vez por semana, sempre nas segundas-feiras e estão abertas para todas as idades, a parir dos 8 anos.

O objetivo do curso é divulgar a cultura árabe da dança como manifestação popular e apresentar o gestual feminino que caracteriza esta forma de expressão artística. “Nossa meta é ensinar as técnicas especificas da dança e dos ritmos árabes, com enfoque na consciência do corpo”, assinala Salimi.

Conforme explica, a dança oriental popularmente conhecida como dança do ventre, possui variações na sua maneira de dançar em vários países, como Marrocos, em parte da África, no Egito e em todo o Oriente Médio. “Há uma imensa diversidade que faz da dança um mosaico de influências de muitos povos. Traz ao corpo uma complexidade de movimentos, rica na estrutura, nas seqüências coreográficas e na sua história cultural também”.

Com a finalidade de enfatizar os aspecto lúdico e o potencial criativo do aluno, a professora utiliza jogos, literatura infantil da dança árabe (focalizando seu aspecto mais efusivo e musical) para trabalhar também as questões cognitivas como percepção espaço temporal, raciocínio lógico, coordenação motora etc.

De origem árabe, Salimi Mehanna é graduada em administração de empresas e desde os 8 anos atua como bailarina. Apresenta-se em diversos eventos na região e foi premiada em espetáculos e festivais de dança. No ensino da dança, incorporou em seu trabalho elementos de outras culturas (libanesa e indiana) resultando numa combinação de ritmos que segundo ela tornaram um diferencial.

Informações pelo telefone (47) 3275-2477.