Por: | 8 anos atrás

O projeto A Escola vai ao Teatro, iniciativa da SCAR – Sociedade Cultura Artística com o objetivo de promover o acesso aos estudantes de Jaraguá do Sul e região a espetáculos de teatro, realiza de 27 a 30 de abril a primeira etapa da edição de 2010. A programação apresenta as peças Concerto em Ri Maior (Curitiba-PR), O Menino do Dedo Verde (Itajaí-SC), Aventuras e… Humor! (Jaraguá do Sul-SC) e A Menina e o Vento (Núcleo de Teatro da SCAR).

O projeto A Escola vai ao Teatro é apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet) e conta com o patrocínio da WEG e apoio da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul. As sessões no Centro Cultural são direcionadas a escolas da região, mas também estão abertas ao público geral aos preços especiais de R$ 5,00 e R$ 2,50. Informações pelo telefone (47) 3275-2477.

Formação de platéias

O vice-presidente da SCAR na área de artes cênicas, Gilmar Moretti, lembra que o projeto A Escola vai ao Teatro vem sendo desenvolvido há mais de duas décadas, contribuindo para a formação de platéias na região e oportunizando a crianças e adolescentes o acesso aos bens culturais.

“É um objetivo que tem sido alcançado com muito êxito, difundindo a arte da dramaturgia entre os estudantes e estimulando-os a criarem o hábito de ir a uma sala de teatro nos padrões clássicos, conhecer o espaço cênico, buscando com isso um maior interesse pela arte teatral”, observa. Moretti assegura que “a proposta faz com que eles saiam das salas de aula e tenham contato maior com o teatro, vivenciando uma experiência lúdica e enriquecedora”.

Produções locais

No roteiro inicial da agenda 2010 foram escolhidas peças voltadas desde o público infantil até o infanto-juvenil e adulto. Outra característica do projeto é trabalhar a formação de novos atores, por isso foi incluída uma peça montada pelo Núcleo de Teatro da SCAR, “A Menina e o Vento”, dando a possibilidade ao público prestigiar o trabalho de novos atores de nossa região.

Para a abertura do projeto retorna aos palcos da SCAR a comédia “Concerto em Ri Maior”, de Curitiba. Sucesso de público com mais de 200 apresentações, a comédia será apresentada no Grande Teatro do Centro Cultural da SCAR no dia 27 de abril, às 19h30min, com sessão aberta ao público.

Confira os espetáculos do projeto A Escola vai ao Teatro 2010:

“Concerto em Ri Maior”
Faixa etária: Livre – Duração: 70 minutos
Dia 27 de abril – Terça-feira – 9h e 19h30min
Sinopse: Wilson é um músico russo. É o maestro do Concerto em Ri Maior e para ser entendido pela platéia e executar suas obras, conta com a ajuda de seu amigo e tradutor, Sarrafo. Os músicos convidam todos os espectadores a participarem e influenciarem no andamento do espetáculo. As obras utilizam vários instrumentos, piano, violão, acordeon, castanholas e harmônica.

O Menino do Dedo Verde
Faixa etária: de 7 até 10 anos – Duração: 50 minutos
Dia 28 de abril – Quarta-feira – 9h e 15h
Sinopse: Na cinzenta cidade de Mirapólvora mora um menino a quem todos chamam de Tistu… e dizem por todos os cantos que ele não é como as outras crianças. Numa de suas aulas de jardinagem ele descobriu ter um dom mais que especial: um polegar verde capaz de fazer brotar plantas nos lugares mais improváveis. Um polegar verde, mas invisível… a algo que se passa por dentro da pele. Desde esse dia, a vida em Mirapólvora começou a mudar…

“Aventuras e… Humor!”
Faixa etária: acima de 14 anos – Duração: 70 minutos
Dias 28, 29 e 30 de abril – Quarta a sexta-feira – 19h30min
Sinopse: A vida, os amores e os humores de um herói sem nome!
Maria o amava. Adorava se encontrar com ele nos campos que circundam Albion, e esses encontros eram quase diários. Até Maria morrer de leucemia. As três vovozinhas (como pode alguém ter 3 vovozinhas?) também o amavam. Mas ele tinha o coração despedaçado pela morte de Maria e assim as deixou, partindo em meio à neve e ao frio. Rinaldi, a Cortesana, o amou desde o primeiro encontro. Mas também amava os marinheiros desde que chegou no porto, assim como amou o Rei ao primeiro olhar. O Rei odiava a todos, mas teve um motivo especial para enviá-lo para a guerra. Muito complicado? Ainda há o Padre Saltador, a velha lady Miss Carneggie Hall, um canibal poliglota, uma “dama” dos sete mares e outros diversos personagens que discutem o amor e  a solidão, sempre com uma dose extra de” Aventuras… e Humor!”

A Menina e o Vento
Faixa etária: de 3 até 6 anos – Duração: 50 minutos
Dias 29 e 30 de abril – Quinta e sexta-feira – 15h
Sinopse: Esta é a história do encontro da menina Maria com o Vento, quando os dois se tornam amigos – apesar de quase ninguém acreditar nisso – e saem viajando juntos pelo mundo. Maria encoraja o Vento a fazer um pouco de bagunça, porque “mundo arrumadinho é muito chato”! A peça fala sobre liberdade, utilizando o vento como sua metáfora mais marcante e transforma a poética relação entre uma menina e esse elemento da natureza em uma linda fábula. Coloca em discussão temas extremamente presentes no cotidiano infantil como família, escola, amizade, hábitos e costumes sociais, a fim de defender, antes de tudo, a liberdade da criança de descobrir o mundo.

Informações pelo telefone (47) 3275-2477 e pelo e-mail scar@scar.art.br.