Por: João Marcos | 5 anos atrás

Unidades serão edificadas nos bairros Jaraguá 84, Ilha da Figueira (próximo Águas Claras) e Vieira.

O secretário da Saúde, Ademar Possamai, adianta que serão construídos mais três postos de saúde em Jaraguá do Sul, nos bairros Jaraguá 84, Ilha da Figueira (próximo ao bairro Águas Claras) e Vieira. Os três processos para a construção das unidades estão em fase de análise e o edital de licitação – para a escolha das empresas construtoras – deve ser lançado em setembro deste ano. Os profissionais que irão trabalhar nas unidades de saúde serão escolhidos através do concurso público 2013, que deve ser realizado até o final do ano.

Os locais foram escolhidos com base na demanda da população e, no caso do bairro Vieira, para que a comunidade tenha a unidade de saúde em uma sede própria. Atualmente o posto de saúde do bairro Vieira está improvisado em uma casa alugada, na Rua Alwin Müller, 71. O novo endereço será Rua Adolfo Tribess, próximo à Escola de Ensino Básico Alvino Tribess. O endereço do posto “Ilha da Figueira II” será Rua Rosa Ribeiro Kochella, próximo ao bairro Águas Claras. E o endereço do posto de saúde do bairro Jaraguá 84 será Rua Bertha Weege, esquina com a Rua Herbert Baumann, próximo à Escola Luiz Gonzaga Ayroso.

O investimento médio em cada posto será de R$ 330 mil, com recursos do governo federal e contrapartida do município. Cada unidade contará com 195,52 metros quadrados, que abrigarão a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), ou seja, médico 40 horas, dentista, agentes comunitários, enfermeiro, auxiliares e os profissionais necessários para o funcionamento do posto.