Por: Gabrielle Figueiredo | 2 anos atrás

Você começa o dia de mau-humor, já cansado e esperando o momento em que poderá voltar para a cama e dormir? Pode ser que seus hábitos matutinos estejam sabotando sua disposição e saúde.

O que você faz durante as primeiras horas do dia determina como você se sentirá dali até a noite. Mais do que isso, algumas atitudes podem comprometer sua produtividade no trabalho e tarefas diárias e ainda prejudicar sua saúde.

Confira cinco erros comuns que a maioria das pessoas comete logo pela manhã e veja maneiras de corrigir as falhas:

Erro nº 1: Você sai da cama correndo

Oh no! I overslept again!

Foto: Divulgação

Você acorda no susto e já pula da cama, entra no banho e só vai despertar mesmo na hora do café da manhã. Além de correr o risco de machucar a coluna, já que seus músculos estavam completamente relaxados até então, você não dá tempo de seu cérebro assimilar que você está acordando.

Solução: Faça um breve alongamento antes de levantar-se. Traga os joelhos até o peito e abrace-os. Sente-se na cama lentamente, gire o pescoço e dê uma boa espreguiçada. Só então fique em pé e siga calmamente para suas tarefas matutinas.

Erro n°2: você deixa as cortinas fechadas enquanto se arruma para o trabalho

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Solução: Quanto mais luz, melhor. Abra as cortinas completamente assim que você se levantar da cama.

Erro n° 3: você deixa para fazer as coisas mais agradáveis no final do dia

mulher-trabalho

A maioria das pessoas realiza as tarefas matinais de maneira automática, vai trabalhar e só faz uma pausa na hora do almoço – ou por volta das 15h, quando a energia começa a cair. No entanto, fazer algo agradável logo de manhã te ajuda a começar o expediente em um humor melhor.

Solução: Ao invés de deixar para tomar aquele café latte gourmet depois do almoço ou no final da tarde, se dê este prazer logo pela manhã.

Erro nº 4: você programa seu despertador mais cedo do que precisa

acordar-cedo-1

Você programa o relógio para às 6h50, e tem que levantar às 7h, mas adora aquela sensação de olhar para o relógio e saber que tem mais 10 minutinhos para dormir. Por isso, programa o alarme para antes do horário só para ativar a função ‘soneca’ e ir se acostumando com a ideia de levantar. Porém, a prática de acordar e cochilar várias vezes atrapalha o seu relógio biológico e torna o despertar ainda mais difícil.

Solução: Levante na hora que seu despertador tocar.

Erro nº 5: a primeira coisa que você faz ao acordar é malhar 

malhar de manha

Por falta de tempo, muita gente pula o café da manhã e vai direto para a academia. Porém, além de a prática ser perigosa para a saúde, ela pode comprometer seu rendimento. Nós precisamos nos alimentar dentro de 30 minutos após acordar para impulsionar o metabolismo, caso contrário, nossa disposição fica baixa durante o dia todo.

Solução: Não é preciso fazer um banquete logo pela manhã, mas tente ingerir uma banana ou barrinha de cereal antes de ir para a academia, além de água. Depois de malhar, tome um café da manhã com carboidratos leves e integrais (como aveia), proteína magra (como peito de peru) e laticínios pouco gordurosos.

Fonte: Bolsa de Mulher