Por: João Marcos | 5 anos atrás

Segundo os professores de psicologia Ross Flom e Lorraine Bahrick, os Rugrats estavam certos:

Apesar de ser muitas vezes difícil para um adulto entender o que os pequenos estão sentindo (a criança está chorando porque está com dor? Com fome? Assustado?), os bebês se compreendem facilmente.

O estudo, publicado no periódico “Infant”, conclui que os bebês podem identificar emoções pelo menos a partir dos cinco meses de idade. Para testar isso, 40 bebês foram colocados de frente para dois monitores – um deles transmitindo o vídeo de um bebê feliz e sorridente e outro com uma criança triste. Então tocavam um áudio de um terceiro bebê, que poderia estar triste ou feliz (e, portanto, combinando com o rosto do monitor 1 ou do 2). E aí é que veio a descoberta: ouvindo esse som, os bebês encaravam por mais tempo o rosto que eles acreditavam corresponder àquela reação. E eles sempre acertavam. Foram usadas expressões faciais e sons porque esses elementos são mais familiares para elas, já que são a forma como se comunicam nessa idade.

O resultado reitera o que os pesquisadores já esperavam: bebês pequenos são muito sensíveis e compreendem algum nível de emoção. “Os recém-nascidos não podem verbalizar para seus pais que estão com fome ou cansados, então a primeira maneira de se comunicar é através de afeto ou emoção”, diz Flom. “Assim, não é de estranhar que, no início do seu desenvolvimento, as crianças aprendam a diferenciar mudanças nesses aspectos”, completa. Mas este é o primeiro estudo a provar tal capacidade por crianças assim tão jovens.

O próximo passo do pesquisador para estudar percepção infantil será realizar testes com bebês ainda mais jovens e ver se eles seriam capazes de identificar emoções assistindo e ouvindo clipes de si mesmos. Capacidade para as crianças não parece faltar. “Os bebês aprendem mais nos seus primeiro dois anos e meio de vida do que no resto da sua vida útil”, diz ele.

Isso traz à memória o vídeo dessa resenha aqui, entre a molecada antes de tomar uma breja escondido da mãe:

[youtube_sc url=”http://youtu.be/_JmA2ClUvUY” width=”640″ autohide=”1″]

Alguma dúvida de que eles sabiam o que estavam falando? HAHAHAH