Por: | 8 anos atrás

Santa Catarina tem uma das maiores expectativas de vida do País, um dos melhores índices de escolaridade e o menor índice de homicídios, segundo dados divulgados ontem pelo IBGE, na pesquisa de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2010 (IDS). O Estado só aparece em segundo no número de vítimas de acidente de trânsito e com um dos maiores índices de destruição da Mata Atlântica.

O estudo destaca 55 indicadores ambientais, sociais, econômicos e institucionais. Segundo o IBGE, a pesquisa mostra que o Brasil mantém o ritmo de crescimento econômico e evoluiu nos indicadores sociais. Mas, persistem as desigualdades sociais e regionais e na degradação de ecossistemas, perda de biodiversidade e falhas da qualidade ambiental nos centros urbanos.

No País, a publicação mostra que os focos de queimadas caíram 63% entre 2007 e 2009, que o desmatamento diminuiu, mas atinge 14% da Amazônia Legal. Na área social, a fecundidade caiu, os índices de trabalho e renda melhoraram, houve queda da mortalidade infantil e aumento da expectativa de vida. Na economia, há estabilidade nos padrões de produção e consumo e que quase a metade da energia brasileira vem de fontes renováveis.

Via AN.