Por: Sistema Por Acaso | 4 anos atrás

Pouco mais de 5% dos casamentos homoafetivos realizados no Brasil em 2013 ocorreram em Santa Catarina. Na Região Sul, a proporção sobe para 39,4%. Os números (veja na íntegra abaixo) colocam os catarinenses em quarto lugar no país em registros de união entre pessoas do mesmo sexo.

Os dados foram revelados ontem pela pesquisa de Estatística do Registro Civil, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que pela primeira vez incluiu o casamento homossexual.

Os dados mostram que mais de 1 milhão de casais brasileiros disseram sim no ano passado, sendo 3.701 do mesmo sexo. A partir de maio de 2013, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou a resolução no 175, o casamento entre pessoas do mesmo sexo no país passou a ser legal.

Santa Catarina teve 207 casamentos desse tipo no ano passado, representando 0,66% das uniões na região. Florianópolis foi a cidade campeã de casamentos gays no Estado, com 35 cerimônias. Joinville e Itajaí vêm em seguida, com 22 e 17 uniões, respectivamente.

17100625