Por: Gabrielle Figueiredo | 3 anos atrás

O Samae de Jaraguá do Sul inicia nesta quinta-feira, dia 30, a nova metodologia de cobrança nas tarifas de água e esgoto. O objetivo da mudança é proporcionar o mínimo custo aos consumidores e prover o uso racional dos serviços de abastecimento de água e esgoto.

tarifa.justa

De acordo com o Diretor Presidente da Autarquia, Ademir Izidoro, a forma de cálculo de uma tarifa deve buscar os princípios de eficiência, equidade, justiça, equilíbrio financeiro, simplicidade e estabilidade. Além disso, é necessário garantir o equilíbrio econômico-financeiro da prestadora de serviços, por meio de uma estrutura tarifária justa.

Tendo como base esses princípios, foi realizado um estudo junto à ARIS (Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento) e definido o novo plano tarifário para o Samae de Jaraguá do Sul. A principal mudança na nova forma de cobrança é que o usuário dos serviços não pagará mais a tarifa mínima relativa à 10m3 de consumo e sim uma tarifa básica operacional acrescida do valor por m3 consumido.

Confira a tabela de como será realizada a nova cobrança aqui.

Fonte: Samae