Por: Anderson Kreutzfeldt | 4 anos atrás

logo_samae_jgs_775

Devido ao calor intenso dos últimos dias, o consumo de água aumentou consideravelmente na nossa cidade, portanto o Samae comunica como está a situação nas duas principais estações de tratamento, ETA Central e ETA Sul e nos cinco sistemas independentes: Krause, Águas Claras, Santa Luzia, Boa vista e Rio Molha.

ETA Central – Sede do Samae
Esta estação é responsável pelo abastecimento de 60% da área urbana da cidade e capta água do Rio Itapocú. Apesar de o nível deste rio estar baixo, ainda não há problemas de captação e a produção foi aumentada em 20%, estando no nível máximo de capacidade. Portanto, se o consumo aumentar ainda mais, poderá haver falta de água. Para minimizar essa situação no futuro, o Samae irá construir uma nova estação de tratamento de água na sede para dobrar a capacidade de produção de água.
ETA Sul – Garibaldi
Capta água do Rio Jaraguá e abastece os bairros Rio da Luz, Rio Cerro I, Barra do Rio Cerro, Jaraguá 99, Jaraguá 84, São Luiz, Barra do Rio Molha, Jaraguá Esquerdo, Vila Nova e Parque Malwee. Caso não chova nos próximos dias, devido ao aumento de consumo de água, pode haver uma diminuição da pressão nas redes gerando desabastecimento em horários de pico de consumo, nos pontos mais altos dessas regiões.
Sistema independente – Krause
Abastece o bairro Ilha da Figueira e capta água do manancial, o qual está com nível crítico devido à estiagem. Caso não chova nos próximos dias, haverá dificuldade de abastecimento na região.
Sistema independente – Águas Claras
Atende a região do Águas Claras e devido à estiagem, o manancial de onde a água é captada encontra-se em nível crítico, portanto nos próximos dias a região pode sofrer com a falta de água.
Sistema independente – Santa Luzia
O sistema abastece o Bairro Santa Luzia e, mesmo com a redução da extensão atendida, medida tomada pelos técnicos do Samae para transferência de parte da região para abastecimento por outro sistema, o consumo está muito elevado, podendo resultar em desabastecimento.
Sistema independente – Boa Vista
Devido ao nível crítico do manancial em que o sistema capta água, dentro dos próximos dias, caso não chova, pode faltar água no bairro Boa Vista.
Sistema independente – Rio Molha
Atende o bairro Rio Molha e partes altas do bairro Vila Nova. Apesar da estação de tratamento do Garibaldi (ETA Sul) auxiliar no abastecimento dessas regiões, os pontos mais altos podem sofrer com desabastecimento. Dentre os cinco sistemas independentes este é o que está com a situação mais crítica.

Muitas cidades no Brasil estão sofrendo com a falta de água, esta ainda não é a realidade de Jaraguá do Sul, porém o consumo na cidade se elevou em 15% a mais do que o esperado para essa época do ano. Considerando o aqui exposto com relação à situação dos nossos sistemas de tratamento, o Samae solicita novamente a colaboração dos munícipes para economizar água. Economizando não faltará.

Algumas dicas para evitar a falta d’água nos dias de calor:
– Evite banhos demorados.
– Não use o vaso sanitário como lixeira.
– Mantenha a torneira fechada ao fazer a barba e ao escovar os dentes.
– Antes de lavar os pratos e panelas retire os restos de comida e jogue-os no lixo.
– Deixe a louças de molho na pia com água e detergente por uns minutos e ensaboe. Repita o processo e enxágue.
– Use a vassoura, não a mangueira, para limpar a calçada e o quintal.
– Use balde e pano para lavar o carro, ao invés de uma mangueira. Evite lavar o carro durante a estiagem.
– Use regador para molhar as plantas em vez de utilizar a mangueira.
– No verão as plantas devem ser molhadas de manhã cedo ou à noite. Nestes períodos a perda de água por evaporação é reduzida.
– Utilize a máquina de lavar somente quando estiver na capacidade total.
– Feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa.
– Não lave calçadas ou grades com mangueira ou lava jato.

via Assessoria Samae (através de e-mail)