Por: Cláudio Costa | 3 anos atrás

Você domina a língua inglesa e tá afim de curtir uma experiência fora do Brasil, mas não sabe por onde começar? Pois é, a jornalista Bruna Passos do Amaral, que tem sete intercâmbios (!!!) na bagagem, dá dicas de como conseguir uma bolsa para estudar nos Estados Unidos. Segundo ela, não é difícil conseguir um intercâmbio, “mas requer tempo, insistência e paciência”.

Bolsas para fazer ensino médio nos Estados Unidos:

Há diversos programas e organizações que oferecem bolsas de estudos para fazer intercâmbio no ensino médio, mas dois são os mais conhecidos: o Global Citizen of Tomorrow, da AFS, e o Jovens Embaixadores, da Embaixada Americana no Brasil. Os dois concursos são anuais, ou seja, tem que ficar ligado nos prazos.

A World Study também realiza um concurso anual de bolsas de estudos de High School no exterior, normalmente, os Estados Unidos é um dos destinos contemplados. Além disso, fundações como a UWC Brasil, Rotary e Estudar também oferecem essa modalidade de bolsas.

Bolsas para fazer faculdade nos Estados Unidos:

Existem dois caminhos para fazer uma graduação nos Estados Unidos: se inscrever direto em uma universidade americana e torcer para conseguir uma bolsa – várias instituições oferecem bolsas ou ajuda de custo para alunos de excelência – ou se inscrever para alguns dos programas que oferecem bolsas.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Education USA é um ótimo lugar para começar a procurar orientação. Eles são o órgão oficial dos Estados Unidos no mundo inteiro, têm diversos escritórios por todo o Brasil e são especializados em ajudar estudantes a conseguir uma vaga em universidades americanas.

Além disso, o órgão possui o programa Oportunidades Acadêmicas. O programa anual cobre todos os gastos dos selecionados para tentar uma vaga em uma universidade americana – os custos com traduções e testes especiais podem chegar até 3 mil dólares – e oferece todo o auxílio do Education USA para que a candidatura seja feita da melhor maneira possível.

A Fundação Estudar também possui um programa de bolsas de estudos e um programa gratuito para auxiliar na preparação de candidatos para aplicar para as universidades americanas, o prep course.

O IIE (International Institute of Education) possui um buscador com um extenso banco de dados de bolsas, bolsas e subsídios organizadas e mantidas pelo Instituto de Educação Internacional. O Funding US Study inclui todos os tipos de programas de financiamento para todos os níveis de estudo superior e em todas as áreas do conhecimento.

Fonte: Partiu Intercâmbio

banner-cosmos