Por: Ricardo Daniel Treis | 3 anos atrás

E foi grande a coincidência, há pouco mais de um mês atrás nos questionávamos a origem e o destino dessa imponente construção que encontra-se encravada no coração de Jaraguá do Sul:

meridional1

Transpirando história e grandiosidade, o prédio erguido em 1955 para sede do Banco Inco em Jaraguá do Sul estava há mais de dois anos vazio, entregue ao destino e depredação. Recentemente leiloado, agora tem alguém em São Paulo como proprietário… Parece que foi coisa do destino Madri, Acácio e Depiné terem encontrado o porta-voz do ponto justamente quando cogitavam a mudança do Sacramentum Pub para um novo endereço.

O prédio construído para a finalidade, e que sempre recebeu bancos, agora destina-se a tornar-se um dos melhores bares de toda região.

sacra02

Último “inquilino” foi o Banco Santander

“Não conta pra ninguém”, nos solicitou o pessoal do bar sobre a mudança há uns 3 meses atrás, mas dado que agora faltam poucos dias para a mudança, a notícia foi liberada. 🙂

Caso tudo prossiga conforme planejado, até o fim de agosto é quase certo que o prédio de número 10 da Rua Mal. Floriano Peixoto esteja de portas abertas, com cervas geladas e um belo balcão à espera dos novos visitantes.

No novo ponto o Sacra cresce, e das atuais 250  pessoas, passa a receber até 350. E o que muda é só, o restante continuará sendo exatamente como os frequentadores do carinhosamente apelidado “melhor bar do mundo” gostam.

Quando estiver confirmada a reabertura a gente avisa vocês, mas fica o grifo que até lá o Sacra continua de portas abertas, operando normalmente em seu endereço atual. =]


Agradecemos à atenção das equipes do Patrimônio Histórico e do Acervo Histórico de Jaraguá do Sul ao nos ajudar na pesquisa das informações sobre o prédio.

A este título, conste, a edificação foi construída no tempo que bancos assim o faziam: prédios especificos para tal. Do banco Inco ele hospedou o Banco Nacional do Comércio, então o Banco Sulbrasileiro, o Banco Meridional e, por fim, o Banco Santander.

banco Meridional Jaraguá do Sul

Fonte: Arquivo Histórico Eugênio Victor Schmöckel

A edificação atualmente encontra-se em processo de tombamento.

banco Meridional Jaraguá do Sul

Pra galera das antigas: tão vendo a Marrakesch lá atrás? Bobear a faixa que tá na frente anuncia show com Jackson e Cia. Ou edição da Festa da Espuma, ehuauhehaue.