Por: Ricardo Daniel Treis | 4 anos atrás

Quem ai já não deixou de ir pra Guaramirim ou até mesmo voltar pra Jaraguá no horário de pico por conta daquele trecho detestável entre a Ponte do Portal e a cidade vizinha?

treva

TREVA!

É a treva diária de quem trabalha na região. Agora antes de mais nada, destaco: esse problema não vai sumir com a tão esperada duplicação da BR 280, afinal a obra irá contornar Guaramirim. Confere no mapa abaixo, será aberto um caminho novo, passando por Schroeder. Ele está em rosa:

14293899

E o que vai acontecer com o trecho? Bom, pra ele o Governo Federal tem plano algum, porém saibam que há mais de 3 anos a região uniu forças e não só já garantiu verba e o projeto para duplicação dessa extensão, como também já providenciou a licitação pra obra.

Mas então por que não foi dado início? Porque o Governo Federal ainda não cedeu o trecho pro estado.

Explico por cima: já que é o governo de SC quem vai fazer a obra, é preciso que o Federal transfira a propriedade da extensão para o Estadual (a estadualização), mas a assinatura não acontece. Ontem, mais uma vez, havia reunião marcada para definir isso, e o resultado foi o mesmo: secretário saiu do encontro sem posição.

A resposta do Ministério dos Transportes é que ainda há pontos a serem esclarecidos com o DNIT, mas conste, faz no mínimo três anos que isso está lá. E sabe o pior? Aparentemente vão acabar deixando essa obra pra 2017, ou além.

Onde começa e onde termina o trecho conurbado da BR 280, a raiz do problema burocrático

Onde começa e onde termina o trecho conurbado da BR 280, a raiz do problema burocrático

Taqui o post pra vocês ficarem cientes do quadro de desinteresse, nosso apoio à ação da SDR é mais que necessário pra que eliminemos esse estorvo de nossas rotinas. É não só uma questão de mobilidade, mas também de segurança pros moradores e visitantes da região. Sem essa canetada, o trecho vai continuar sendo sinônimo de incomodação.


Para ler mais sobre o assunto, tem matéria na página 5 do jornal O Correio do Povo de hoje.