Por: João Marcos | 5 anos atrás

Falamos anteriormente sobre a criação do corredor de ônibus da cidade, mas muito foi questionado sobre como será que isso vai funcionar, pois então. Eis a resposta:

Durante uma reunião entre o prefeito Dieter Janssen, e o presidente da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Físico-Territorial de Jaraguá do Sul (Ipplan), Beyamin Parham Fard na manhã de hoje ficou definido que o Executivo jaraguaense criará um corredor preferencial para ônibus, táxis, vans escolares e de fretamento e veículos de utilidade pública em emergência na Avenina Marechal Deodoro da Fonseca e nas ruas Ângelo Schiochet (misto), Reinoldo Rau, Henrique Piazera, Francisco Fischer e Expedicionário João Zapella. Para os ciclistas serão criadas ciclofaixas na cor vermelha no lado esquerdo dessas vias, onde o estacionamento de veículos não será mais permitido (motoristas poderão continuar estacionando no lado direito). As bicicletas seguirão o sentido do trânsito dos automóveis, que não será alterado. A pintura das vias deve iniciar nos próximos dias e a finalização dos trabalhos está prevista para o final deste mês.

A disponibilidade do espaço nas vias será de uma faixa para bicicleta, duas faixas para veículos, uma faixa para ônibus, táxis, vans escolares e de fretamento e veículos de utilidade pública em emergência e uma faixa para estacionamento. De acordo com o presidente da Fundação, o “objetivo é priorizar o deslocamento de pedestres, ciclistas e usuários de transporte coletivo. São ações que visam preparar o município para uma nova realidade em mobilidade urbana”.