Por: Gabrielle Figueiredo | 08/09/2015

A partir do dia 22 de setembro, Dia Mundial sem Carro, a rua 9 de Março, em Joinville, passará a funcionar como corredor exclusivo de ônibus no trecho entre o Terminal Central e a avenida Juscelino Kubitschek/rua João Colin. Nesta área somente será permitido o tráfego de ônibus e de táxis.

O projeto de criação do corredor de ônibus na rua 9 de março, no Centro da cidade, é da Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Ippuj). As obras serão executadas pelo Governo do Estado com recursos do BNDES 3 e devem iniciar nos próximos dias.

O novo sistema vai permitir a eliminação da passagem de ônibus pelas ruas Princesa Isabel, Príncipe, Jacob Richlin, Jerônimo Coelho e Travessa Bachmann e vai reduzir o tempo das viagens.

“Hoje o ônibus que sai do terminal e passa pela rua Princesa Isabel leva em torno de 15 minutos para alcançar a rua João Colin. Com o corredor exclusivo, esse tempo será de apenas um minuto”, informa o presidente do Ippuj, Vladimir Constante.

De acordo com o projeto do Ippuj, do terminal central até a rua João Colin vão circular apenas ônibus e táxis em dois sentidos de direção. Haverá o alargamento das calçadas e espaços para ciclistas e pedestres, devidamente delimitados.

“Todos vão ganhar, tanto os usuários do transporte coletivo como as pessoas que circularão na área central com mais conforto e segurança”, reforça Constante.

Fonte: Prefeitura de Joinville