Por: Tita Pretti | 27/02/2015

A imagem mais forte do primeiro Rock in Rio será lembrada na edição deste ano do festival, que comemora 30 anos. Sem o cantor Freddie Mercury, morto de Aids em 1991, o Queen, que se apresentou para 250 mil pessoas em cada uma das noites em que foi a principal atração do evento (11 e 18 de janeiro), será o responsável pelo encerramento da noite de abertura do festival, no dia 18 de setembro.

Queen-Rock-in-Rio-85

Hoje em dia, além de Mercury, o Queen não tem mais o baixista John Deacon, aposentado; o guitarrista Brian May e o baterista Roger Taylor tocam o barco. Na primeira década do atual século, a dupla recrutou um artista de sua geração, o cantor Paul Rodgers, conhecido das bandas Free e Bad Company. Com ele, May e Taylor gravaram o disco “The cosmos rocks” (2008) e voltaram a viajar pelo mundo, tendo passado pelo Brasil em novembro daquele ano. A colaboração durou cinco anos, de 2004 a 2009.

Atualmente, a voz que canta clássicos do rock como “We will rock you”, “I want to break free” e “Under pressure” é a do americano Adam Lambert, de 33 anos. A parceria começou em 2009, no programa de TV “American Idol”, que tinha o cantor como um de seus concorrentes. Os dois veteranos ingleses foram convocados e atenderam ao chamado, tocando “We are the champions” com Lambert. Após o fim do concurso (Lambert foi à final, mas acabou perdendo para Kris Allen), o trio voltou a se apresentar junto em 2011, fez uma pequena turnê europeia em 2012 (já com o nome Queen + Adam Lambert), e em 2014 rodou o mundo. A banda foi a atração do réveillon na rede BBC.

2015-794378783-_dsc6630.jpg_20150225

Lambert, Taylor e May se disseram empolgados com a vinda ao Rock in Rio.

— Será um retorno triunfal para eles, e a minha primeira vez na América do Sul — disse o cantor em um comunicado da banda.

Além de Queen + Adam Lambert, o Rock in Rio 2015 já anunciou nomes como Metallica, Slipknot, A-ha, Katy Perry, Hollywood Vampires e System of a Down. O festival ainda não divulgou as atrações de cada dia, apenas confirmou o Queen para a noite de abertura e comunicou que Metallica, System of a Down e Slipknot serão as principais atrações de seus dias. Assim, o festival vai assumindo, a princípio, um perfil mais roqueiro. O início das vendas de ingressos está previsto para abril.

Via O Globo.