Por: João Marcos | 5 anos atrás

Lembram que eu tinha comentado por aqui que o governo iria lançar um sistema de email nacional – com o apoio dos Correios – como medida para prevenir a espionagem do EUA no país? Pois então, eis que surge o Mensageria Digital, o Gmail brasileiro:

Nome prático, fácil, curto... Assim como manda o figurino

De acordo com a Revista Época, a plataforma de e-mail do governo brasileiro, que vai utilizar a infraestrutura dos Correios para trazer “mais segurança” aos usuários brasileiros, já teve seu nome escolhido e está em fase de implementação.

“A ferramenta será chamada Mensageria Digital e o plano é que os primeiros usuários criem suas contas a partir do fim do primeiro semestre de 2014″, diz a publicação.

Com o Mensageria Digital, o Ministro das Telecomunicações, Paulo Bernardo, acredita que os usuários brasileiros irão contar com mais segurança contra o sistema de vigilância gerenciados por agências de segurança dos EUA.

No entanto, para oferecer proteção em 100% dos dados, os usuários deverão trocar mensagens somente entre contas do serviço. Ao enviar e-mails para qualquer outro endereço, a criptografia deixa de ser utilizada.

O governo ainda estuda um modelo de negócios para a plataforma, que poderá ser através de um plano pago, parcerias com outras empresas ou até mesmo oferta de publicidade.

Via Discovery