Por: Cláudio Costa | 16/11/2015

Maior evento cultural do Vale do Itapocu, a 27ª edição da Schützenfest começou e surpreendeu. O Por Acaso foi conferir de perto o que está rolando no primeiro fim de semana da festa. Na quinta (12) e sexta-feira (13), sete mil pessoas foram até o Parque Municipal de Eventos de Jaraguá do Sul. No sábado (14), 11 mil pessoas participaram da festa do tiro. O pavilhão A ficou lotado para ver a banda Vox 3. No domingo (15), o desfile das sociedades de tiro foi o destaque.

Foto: Cláudio Costa

Banda Vox 3 animou o público no sábado. Foto: Cláudio Costa

Confira abaixo em vídeo a animação do público:

Além dos moradores de Jaraguá do Sul, a festa recebeu pessoas de outras cidades. Viviane Pedrelli dançava com os amigos no pavillhão A. A joinvilense veio para prestigiar as atrações, principalmente as musicais da Schützenfest. “Sensacional! Esta é a melhor festa do Sul do mundo”, exclamou. “Vou vir apenas nos fins de semana porque moro em Joinville”, comenta Viviane.

Foto: Cláudio Costa

Viviane (direita) é de Joinville e curte a festa com os amigos. Foto: Cláudio Costa

Muita gente curtia os shows e a movimentação de pessoas dos camarotes. Edna Budendorf apreciava o chope gelado e a boa música do alto de um dos espaços do pavilhão A. A gaúcha mora há 22 anos em Jaraguá do Sul e acredita que esta edição da Schützenfest superou as expectativas. “A organização está de parabéns. Aqui no camarote está tudo muito bom. Lá embaixo nem se fala”.

Foto: Cláudio Costa

Edna (centro) aproveitou a festa no camarote. Foto: Cláudio Costa

Marcelo Prochonow, presidente da Fundação Cultural e da CCO (Comissão Central Organizadora), comemorou a “casa cheia” deste sábado. “Há muitos anos nós não temos um sábado a noite tão cheio como o de hoje. Estamos gratos por todo esse trabalho empenhado e por tudo o que está acontecendo nesta Schützenfest”, ressalta. “Todo mundo que a gente ouve diz que o formato da festa está bacana e é assim que tem que ser”, completa Prochonow, ao frisar que a expectativa é de que a festa continue nesse ritmo até o final.

Para a rainha da Schützenfest 2015, Raquel Ramthum, o trabalho de divulgação desenvolvido durante meses deu resultado “A gente está transbordando de alegria. O público compareceu e surpreendeu. A gente agradece a todos que estão visitando a festa”, avaliou. “Tem comida, tem chope, tem tiro, tem diversão. Então, tem atrações pra agradar todo mundo”, acrescenta.

Foto: Cláudio Costa

A rainha Raquel (centro) está muito alegre com a festa.  Foto: Cláudio Costa

O diretor administrativo da CCO, Sidnei Lopes, explica que a 27ª Schützenfest está sendo organizada desde janeiro e também foi construída pela comunidade com a realização de audiência pública. Lopes comentou que a mudança da data para o mês de novembro foi um acerto. “Saímos da concorrência das festas de outubro, porém isso não significa que a Schützenfest é inferior. A Oktoberfest está em outro patamar, mas nós temos ótimas atrações. O tiro é uma delas”, salienta o membro da CCO, ao explicar que as melhores bandas germânicas estão na festa.

De acordo com o prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Jansen, a festa está especial neste ano. Janssen ressalta o fato de a comunidade jaraguaense comparecer ao evento. “A casa está cheia. Nós temos várias atrações aqui no Parque de Eventos, boa gastronomia, chope gelado, bandas excelentes. Foi um acerto mudar a data para que outras pessoas possam vir até a festa”, pondera o prefeito. “Para quem não veio, venha porque a festa está muito boa”, convida.

Chef do restaurante típico dá dicas 

Foto: Cláudio Costa

Chef Rudinick e seu pernil à pururuca. Foto: Cláudio Costa

Uma das grandes atrações da Schützenfest com certeza é o restaurante típico. Comandado pelo chef Gilson Rudinick, da equipe do restaurante da Armalwee, o cardápio traz uma infinidade de receitas típicas da culinária típica alemã. Segundo ele, o movimento no restaurante está dentro do esperado e os pratos estão sendo apreciados pelo público. “Pelo que o pessoal tá comentando, modestamente falando, esse foi o melhor ano da Schützenfest na parte de gastronomia do restaurante típico”, conta o chef Rudinick.

Os visitantes têm várias opções de embutidos, queijos, carnes e acompanhamentos. Segundo o chef Rudinick há alguns pratos que não podem deixar de ser experimentados. “Ele não pode deixar de comer o pernil à pururuca, o gulasch (prato austríaco a base de músculo bovino ensopado e páprica) e o marreco”, aponta o chef.

Desfile é atração no domingo

Segundo a CCO (Comissão Central Organizadora), o tradicional desfile da Schützenfest atraiu cerca de 2 mil pessoas para a rua Walter Marquardt, neste domingo (15). Ao todo, 1,5 mil pessoas participaram do desfile, entre membros da ACSTVI (Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu). Famílias inteiras acompanharam o colorido e a animação dos participantes.

Confira mais fotos do desfile aqui.