Por: Ricardo Daniel Treis | 14/02/2011

Farmácias e drogarias conveniadas ao Programa Aqui Tem Farmácia Popular, do governo federal, tinham até o dia de hoje para se adaptar e, assim, começar a oferecer de graça à população dez medicamentos contra hipertensão e diabetes. Hoje, o governo subsidia até 90% do valor desses remédios. A relação dos produtos será informada no ponto de venda.

O programa é desenvolvido pelo governo federal em parceria com farmácias e drogarias particulares, que se credenciam espontaneamente ao firmarem convênio com o Ministério da Saúde. Para receber os produtos pagos ou de graça, o usuário precisa apresentar CPF, documento com foto e receita médica.

O programa dá acesso a 24 tipos de medicamentos para hipertensão, diabetes e mais cinco doenças (asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma), além de fraldas geriátricas. Segundo o governo, atualmente, são beneficiados 1,3 milhão de brasileiros por mês – 660 mil são hipertensos e 300 mil, diabéticos.

As regras para a compra de remédios também serão mais rígidas. Quem comprar pelo programa receberá um cupom com dados do vendedor, da farmácia e do médico que prescreveu o medicamento.


Matéria via AN, clique aqui para ver a lista dos remédios.