Por: Tita Pretti | 4 anos atrás

sede

Há 81 anos, ocorria a emancipação de Jaraguá do Sul, com o desmembramento de Joinville. O decreto foi assinado no dia 26 de março de 1934, pelo Interventor Federal Aristiliano Ramos, tornando a região um município.  A data foi celebrada ontem à noite, em sessão solene na Câmara de Vereadores.

O acontecimento foi importante para o desenvolvimento do município que pode crescer sem interferências. Dois anos depois, acontecia a instalação da Câmara de Vereadores e a posse da primeira legislatura, fortalecendo a importância da autonomia política.

Justamente na semana em que a cidade comemora o desmembramento de Joinville, iniciou-se uma discussão para a criação da Região Metropolitana de Jaraguá do Sul.

Durante a plenária desta segunda-feira da Acijs e Apevi, que contou com a presença dos prefeitos de Jaraguá e Guaramirim, Dieter Janssen e Lauro Fröhlich, o deputado estadual Darci de Matos defendeu a criação de uma nova região metropolitana catarinense, com sede em Jaraguá do Sul, abrigando os municípios do Vale do Itapocu e do planalto como Campo Alegre e São Bento do Sul.

Atualmente, Jaraguá do Sul pertence à Região Metropolitana do Norte/Nordeste constituída por Joinville e Araquari e outros 23 municípios da região. Esta região (uma entre as 11 já oficializadas no estado) foi criada a partir do Projeto de Lei Complementar 0015.3/2014, sendo que sua estrutura administrativa será ligada ao governo do estado, mas com atuação independente da Secretaria de Desenvolvimento Regional, no atendimento de demandas dos municípios.

Entretanto, Darci de Matos comentou que a posição de Jaraguá do Sul como polo econômico – que atende a muitas demandas dos municípios da região – e a sua densidade populacional permitem reivindicar a condição de sede de uma Região Metropolitana. O deputado citou benefícios que seriam possíveis com repasses do governo federal, além de agilizar a busca e execução de projetos da união e do estado na região, trabalhando as principais deficiências regionais como abastecimento de água e energia, coleta de resíduos sólidos, mobilidade urbana, saneamento básico e transporte público.

O parlamentar sugeriu que as entidades organizadas e as prefeituras da região se mobilizem para assegurar junto ao governador Raimundo Colombo a criação da Região Metropolitana, que seria composta da seguinte forma:

Sede: Jaraguá do Sul

Área de Expansão: Guaramirim, Massaranduba, Schroeder, Corupá, São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho.

Fontes: 01, 02 e 03.