Por: Tita Pretti | 4 anos atrás

Face_Moisturizer

Para quem estava cansado do clima abafado na região, a previsão do tempo por um lado deve animar: com a chegada de uma frente fria que está passando por SC, o céu deve se manter encoberto, com chuva na parte da manhã em toda a região e temperaturas amenas.

A partir de quarta-feira, as nuvens carregadas começam a se afastar trazendo uma massa de ar seco. Assim, a previsão é que o dia comece nublado (com chance de garoa), com aberturas de sol à tarde e leve garoa à noite.

Por outro lado, mesmo com o tempo instável, o filtro solar deve ser reforçado nesta semana. Isso porque a intensidade dos raios ultravioleta está no nível extremo até o domingo, segundo informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

O Índice Ultravioleta (IUV) é uma medida da intensidade da radiação, relevante aos efeitos sobre a pele humana, incidente sobre a superfície da Terra. O IUV representa o valor máximo diário da radiação ultravioleta. Isto é, no período referente ao meio-dia solar, o horário de máxima intensidade de radiação solar.

Perigos

Os raios UV podem causar sérios danos à saúde, como o envelhecimento precoce, o câncer de pele, problemas oculares e até mesmo alterações no sistema imunológico. Eles são responsáveis também pelas queimaduras.

Para nos protegermos dos efeitos nocivos dos raios UV devemos tomar alguns cuidados. Um deles é evitar se expor ao sol entre dez da manhã e três da tarde, horário em que o sol é mais forte. Além disso, devemos aplicar o protetor solar, que atua como uma barreira química que absorve os raios UV e impede que eles danifiquem a pele.

Vale a pena conferir ou relembrar o vídeo que foi postado aqui com os efeitos causados pelo protetor solar. É impressionante!